Intenccedil;atilde;o de compra para o Natal cai nove pontos percentuais | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Intenccedil;atilde;o de compra para o Natal cai nove pontos percentuais

Comparação é com 2013. Cenário de queda afetará todos os perfis demográficos, com destaque para as classes A e C. Moda e acessórios serão itens mais procurados, diz Hello Research

Por | 09/12/2014

priscilla@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O cenário econômico desfavorável no Brasil tem afetado as intenções de compra para o Natal de 2014. De acordo com um estudo feito pela Hello Research, 73% da população diz que comprará ao menos um presente na data. Esse índice tem redução de nove pontos percentuais comparado ao ano anterior, 2013. Essa menor expectativa é comum a todos os perfis demográficos, alguns com maior intensidade.

As mulheres se mostraram mais cautelosas com as compras de fim de ano, apresentando uma diferença de 10 pontos percentuais, comparando com os resultados de 2013, que era de 84%, e hoje, de 74%. A Classe A também aparece com uma redução de 94% para 84%, fato que se repte na classe C, que também teve diminuída suas expectativas de compras de 81% para 71%.

Entre as regiões, o Nordeste teve um decréscimo de 75% para 64%, um pouco diferente do Sudeste que teve a intenção reduzida de 75% para 67%. Entre as categorias de presentes que serão dados, o segmento moda e acessórios permanece em primeiro lugar e, apesar do cenário geral de retração, ganha importância especialmente entre as mulheres, aumentando de 63% (2013) para 75% este ano.

O setor perde importância apenas na região Sul, com 64% de intenção de compra, e é o preferido pelo público da região Norte e Centro Oeste, com 72% de intenção. Os itens de beleza e perfumaria seguem o mesmo caminho de alta, com aumento de quatro pontos percentuais (15% para 19%). Os brinquedos apresentam uma redução entre público de 35 a 44 anos, Classe D/E e nas regiões Nordeste e Norte e Centro Oeste.

Mesmo com menos pessoas com intenção de comprar presentes, 30% da população disse que gastará mais do que no ano passado. Ainda assim, 44%, declara que gastará o mesmo montante, especialmente os mais velhos, com 51%. O ticket médio das compras de Natal deverá ser de R$ 475,00, um aumento de R$ 8,00 em relação valor de 2013 (R$ 467,00), ainda que a maior parcela da população afirme que este ano gastará entre R$ 50,00 e R$ 300,00.

Mais da metade dos brasileiros, (67%) pretende utilizar o dinheiro como sua principal forma de pagamento, seguido pelo cartão de crédito. É a Classe A/B que mais vai utilizar diversas formas de pagamento, utilizando tanto dinheiro, 54%, quanto cartão de crédito, 31%, e débito, 11%. Ainda entendendo os métodos e planejamentos de formas de pagamento do consumidor brasileiro, 22% da população pretendem gastar parte do seu 13º salário para compras de Natal, especialmente os adultos entre 25 e 34 anos, com 30%, e Classe A/B, com 27%.

Hello Research, Natal, intenção de compra

Leia também: Intenções de compra dos brasileiros no Natal 2014. Pesquisa no Mundo do Marketing Inteligência.

Comportamento do Consumidor | Natal | Compras de Natal

 

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss