Black Friday: 44% dos consumidores pesquisaram, mas não compraram | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Black Friday: 44% dos consumidores pesquisaram, mas não compraram

Principal motivo alegado foi a falta de vantagem percebida no desconto. Outros não encontraram o produto que desejavam em promoção, diz estudo da Officina Sophia Retail

Por | 05/12/2014

renata.leite@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Uma grande parcela dos consumidores (44%) realizou pesquisas de produtos e preços durante a Black Friday, mas não fechou nenhuma compra, segundo levantamento da Officina Sophia Retail. O principal motivo alegado por aqueles que não adquiriam nenhum bem foi o fato de o desconto não ser vantajoso. Enquanto 58% ainda acharam os valores cobrados altos, outros 30% afirmaram que não encontraram o produto que desejavam em promoção.

A principal canal para pesquisa de ofertas na data foi o ambiente online. As lojas virtuais receberam visitas de 83% dos consumidores que buscaram descontos, enquanto as unidades físicas receberam 39% deles. As compras seguiram a mesma tendência: 44% adquiriram bens no e-commerce e 22%, em lojas físicas.

O evento, em 2014, também ficou marcado por uma melhoria na imagem: 76% consideraram a edição melhor ou igual as de anos anteriores, enquanto somente 24% a avaliaram como pior do que experiências passadas. A divulgação da data também melhorou na opinião dos consumidores. Somente 10% apontaram o trabalho de comunicação de 2014 pior do que o de outros anos.

Expectativas X percepções
O principal canal de informação sobre a Black Friday foi a publicidade na internet (77%), seguido dos e-mails enviados pelas lojas (69%) e dos anúncios na TV (67%). Os consumidores também avaliaram quais marcas ofereceram os melhores descontos, aparecendo na liderança a Lojas Americanas, com 16% das citações, seguida da Casas Bahia, com 10%, e do Walmart, 9%.

A Officina Sophia Retail também verificou qual é a expectativa dos consumidores em relação às reduções nos preços oferecidas pelas companhias durante o evento promocional. Para 27% deles, o desconto esperado é de 50%; para 23% dos usuários, é de 70%; e para 15%, é de 80%. A percepção, no entanto, é bem diferente deste cenário. Para 22% dos consumidores, as promoções oferecem na verdade redução de 30% nos valores cobrados e, para 19%, o desconto é de 20%.

A pesquisa ouviu, de 29 de novembro a dois de dezembro, 700 pessoas. O estudo foi realizado pela Officina Sophia, em parceria com a EC Global.

Black Friday, Officina Sophia

Leia mais informações sobre o estudo no Mundo do Marketing Inteligência, exclusivo para assinantes.

E-commerce | Comportamento do Consumidor | Black Friday

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss