Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Marca

História sobre início da Apple em garagem é mito, afirma cofundador

Espaço na casa dos pais de Steve Jobs jamais foi utilizado para montar os computadores no começo da empresa. Revelação foi feita por Steve Wozniak, à Bloomberg

Por Roberta Moraes - 05/12/2014

A inspiradora história de que a gigante de tecnologia Apple teria começado na garagem dos pais de Steve Jobs não passa de fantasia ou estratégia de marketing. O cofundador da empresa, Steve Wozniak, em entrevista à Bloomberg, afirmou que o caso é exagerado e não passa de um mito.  Segundo a declaração, o espaço não tinha muita utilidade, teria sido ocupado poucas vezes e servia apenas para que os ainda jovens promissores se sentissem em casa.

A história contada pela Apple dominou o imaginário de muitos empreendedores, que sempre acreditaram que no pequeno ambiente foram montados os 50 primeiros computadores, que deram o início à companhia mais valiosa do mundo. O fato transformou a casa na rua Crist Drive, em Los Altos, na Califórnia, em um ponto turístico obrigatório para quem visita o Vale do Silício. E, no ano passado, a prefeitura transformou o local em ponto de interesse histórico.

Com a revelação, fica claro de que não é de hoje que as empresas incrementam o início de suas trajetórias para reforçar o empreendedorismo e conquistar o público. No Brasil, Diletto e Do Bem estão sendo investigadas pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar), acusadas de terem construído o storytelling das marcas com histórias fantasiosas.

Apple, Storytelling, Steve Wozniak

Leia também: Storytelling: Conceitos, práticas e cases. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência.

Marca | Planejamento Estratégico | Storytelling | Branding