Intenção de compra no varejo para o Natal é a menor nos últimos 8 anos | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Intenção de compra no varejo para o Natal é a menor nos últimos 8 anos

Segundo pesquisa do PROVAR/FIA, 40,4% dos paulistanos pretendem adquirir um bem durável no último trimestre de 2014. Em relação ao ano passado, há uma queda de 6.4 p.p.

Por | 25/11/2014

publicidade@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O índice de consumidores que pretendem efetuar a compra de bens duráveis no último trimestre do ano (outubro a dezembro de 2014), o que inclui o Natal, é de 40,4%, segundo pesquisa realizada pelo PROVAR (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração).

Este índice é o menor nos últimos 8 anos, comparando o mesmo período (out-dez). Em relação ao ano passado (2013), representa uma queda de 6.4 p.p. (ver tabela abaixo)

A amostra, composta por 500 consumidores da cidade de São Paulo, analisa a intenção de compra e de gasto em relação a diversas categorias de produtos ("Eletroeletrônicos", "Informática", "Cama, mesa e banho", "Cine e Foto, Móveis", "Telefonia e Celulares", "Material de Construção", "Linha branca", "Vestuário e Calçados", "Automóveis e Motos", "Imóveis", "Eletroportáteis" e "Viagens e Turismo").

Qual é o ânimo? - Intenção de compras no Varejo
Entre os itens que serão mais adquiridos pelos paulistanos neste período estão: "Vestuário e calçados", com 22%, "Viagens e Turismo", com 17,2%, e "Telefonia e celulares", com 8%. (ver tabela abaixo)

Intenção de gastos no Varejo
Em termos das variações positivas esperadas de gastos relativamente ao 3º trimestre de 2014 registram-se: "Imóveis" (38,2%) e "Automóveis e Motos" (16,5%). As maiores variações negativas ficaram por conta de: "Eletroportáteis" (-53,2%), "Cama, Mesa e Banho" (-47,6%) e "Linha Branca" (-31,8%).

Segundo Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Conselho do PROVAR/FIA, os resultados do levantamento reforçam a ideia da forte desaceleração do consumo em 2014. "Este cenário se apresenta desta forma devido a uma série de conjuntos: maior preocupação das famílias com a inadimplência, juros altos e inflação, mesmo com o recebimento do 13º salário", afirma o especialista.

Intenção de compras na Internet
As intenções de compra na internet apresentam um leve avanço no período de outubro à dezembro de 2014, com aumento de 0.8 p.p., em comparação com o trimestre anterior, que era de 84,7%. Para o 4º trimestre, 85,5% dos entrevistados têm intenção de comprar produtos por esse canal. Entre os itens com maior intenção de compras no e-commerce estão: "Telefonia e celulares" (28,6%), "Informática" (26,6%) e, "Eletroeletrônicos" (25,3%). (ver tabela abaixo)

Conhecimento sobre o Varejo
A atualização constante nas questões relativas à gestão e à evolução do comércio varejista é essencial para o profissional que almeja definir soluções eficazes e queira administrar com eficiência processos e estratégias para uma empresa vinculada ao varejo. E a melhor forma de atualizar esse conhecimento, é realizando cursos de MBA ou pós-graduação, que te permitem discutir conceitos e métodos adotados por várias empresas do setor, além de realizar trocas de experiências profissionais.

O PROVAR/FIA, além de ser um instituto referência em pesquisas, consultorias e treinamentos para o setor varejista, oferece também cursos de MBA e Pós-Graduação para os que almejam se aprofundar no estudo sobre a administração do varejo e suas relações com todos os componentes da cadeia de produção e distribuição, e também, dos aspectos estratégicos da gestão de empresas desse setor. Saiba mais, clicando aqui. As inscrições para as turmas de 2015 estão abertas.

 

 

Comentários


Acervo

Pesquisar por Tags

Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss