Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

E-mail Marketing: quatro momentos da jornada do consumidor

Fases de aquisição, ativação, engajamento e retenção do cliente geram oportunidades para interação com o target. Salesforce dá dicas para a geração de conteúdo de relev&am

Por | 13/11/2014

renata.leite@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

As marcas estão cada vez mais atentas à jornada do cliente, em busca de oportunidades de interagir com ele em momentos variados, como os que precedem e sucedem a decisão de compra. A internet se tornou grande aliada nesses esforços, embora imponha alguns desafios. O canal virtual é estratégico uma vez que é capaz de levar a mensagem da companhia ao consumidor a qualquer hora do dia e até qualquer lugar em que ele esteja. Quando não é bem utilizado, entretanto, o e-mail Marketing resulta em investimento desperdiçado.

Prova disso são as inúmeras mensagens que acabam em caixas de spam ou, simplesmente, não lidos. Como muitas empresas estão disputando a atenção do usuário, o principal desafio é ter relevância e passar valor ao cliente. Neste caso, vale mais a qualidade do que a quantidade das mensagens. Há alguns momentos e abordagens mais apropriados, como destaca a Salesforce Marketing Cloud, que conta com uma plataforma de Marketing 1:1 de construção da jornada do cliente.

Aquisição
Um dos pontos de contato com consumidores acontece em cadastros em sites: 54% dos profissionais de Marketing usam opt-in pela web. A primeira dica da Salesforce é reduzir o número de campos para preenchimento. Caso precise de mais dados do cliente, é possível pedi-los em uma tela subsequente ou em uma interação de acompanhamento como um e-mail, pesquisa ou ligação telefônica.

Os dados passados pelos usuários nesses formulários podem ser cruzados com as informações compartilhadas pelos clientes no Facebook e outras redes sociais para gerar promoções cruzadas. Há ainda a possibilidade de recorrer às campanhas mobile opt-in, que permitem capturar informações do consumidor em momentos oportunos, como quando estão assistindo ao comercial da companhia na televisão ou passando em frente à loja. 98% das mensagens de texto são lidas com tempo médio de apenas 90 segundos.

Ativação e engajamento
Após essas ações de aquisição, é preciso passar para as de ativação. A Salesforce recomenda o envio de e-mails de boas-vindas, por serem frequentemente abertos e simples de automatizar. É importante adicionar os ícones do Facebook e do Twitter para ajudar os assinantes a conectarem-se com sua marca por meio desses canais. A comunicação deve ser contínua, segundo informações dos perfis como: comemoração do aniversário, sugestão de canais adicionais e estímulo ao convite de amigos.

Já para o engajamento, é importante oferecer conteúdos que os clientes desejam e em momentos oportunos. No caso de e-mails promocionais, o sucesso depende basicamente de dois elementos: frequência e relevância. As newsletters devem ser segmentadas e personalizadas, mantendo os assinantes atualizados sobre o que acontece na empresa.

Outro bom momento para mandar um e-mail ao assinante é quando ele completa um ano de sua primeira compra ou cadastro. Trata-se de uma oportunidade de oferecer uma oferta de desconto ou promoção especial para nutrir o relacionamento. Segundo a Salesforce, um terço das transações feitas por compradores recorrentes começam com um clique em um e-mail. Após a compra, é importante agradecer e sugerir outros produtos, além de convidar o cliente a compartilhar sua opinião a respeito do item ou serviço.

Retenção
Já as campanhas de reengajamento devem reforçar a proposta de valor da empresa, determinar o porquê de clientes perderem o interesse e identificar aqueles que não desejam mais receber mensagens. Para alcançar esse resultado, a Salesforce recomenda que a companhia selecione os clientes que não abrem mensagens há algum tempo, desenvolva uma série de três e-mails com ofertas de destaque e envie os clientes a uma página em que possam atualizar suas preferências.

Há ainda as campanhas de reconquista, que buscam resgatar os clientes que não realizaram compras por um longo período de tempo, incentivando-os a retomar a relação. Este é o momento de enviá-los promoções direcionadas e relevantes. É preciso ser honesto e deixar claro o motivo pelo qual o assinante está recebendo o e-mail, com assuntos como "sentimos a sua falta" ou "valorizamos você como cliente".

Veja o infográfico elaborado pela Salesforce Marketing Cloud com essas e outras dicas para as ações de e-mail Marketing.

Salesforce, interação

Leia também: 4 pilares para um e-mail marketing eficaz. Dicas do Mundo do Marketing Inteligência.

KI | CRM | E-mail Marketing

 





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss