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Guia Black Friday: As melhores estratégias de E-mail Marketing

Uma das grandes vantagens da ferramenta é conseguir transformar comunicações para grupos com perfis similares, personalizando o conteúdo para sua base

Por | 30/10/2014

publicidade@mundodomarketing.com.br

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Na publicação anterior do Guia Black Friday, você conheceu algumas das opções de estratégias que contribuirão para o aproveitamento da data com uma maior lucratividade, utilizando o e-mail marketing.
Hoje, o nosso Guia traz dicas sobre como atingir resultados efetivos com essa ferramenta, demonstrando algumas das funcionalidades que podem ser incorporadas à estratégia para o ganho de eficiência e para a melhoria dos resultados. Confira!
 
Conte com uma ferramenta para gerir os disparos
Estratégias de e-mail marketing são realizadas para um grande número de endereços eletrônicos, simultaneamente. Por isso, não contar com uma ferramenta apropriada para enviar as mensagens, pode gerar grandes problemas para o seu negócio, além de pouco resultado.
 
Isso porque os provedores de e-mail identificam mensagens enviadas em massa por um mesmo endereço de IP do servidor, o que o qualifica como spammer. Com isso, seus e-mails não chegam à caixa de entrada de seus clientes, reduzindo o potencial de visibilidade da mensagem.
 
Além disso, você também compromete o seu endereço eletrônico, que por ter sido identificado como spammer, e terá mensagens de rotina barradas ou redirecionadas ao lixo eletrônico. Um grande prejuízo, já que o e-mail é reconhecido como um dos principais canais corporativos para estabelecer contato.
 
Personalize o assunto e o conteúdo de suas mensagens 
Com as mudanças de comportamento do consumidor, fica cada vez mais nítida a ineficiência da comunicação em massa, tradicionalmente utilizada. Uma das grandes vantagens do e-mail marketing é conseguir transformar comunicações para grupos com perfis similares, personalizando o conteúdo com dados extraídos de sua base, em diálogos diretos.
 
Isso pode ser feito no assunto do e-mail, como, por exemplo, "NOME DO CLIENTE, o Black Friday vem aí. Aproveite". Mas também pode ser incorporado no conteúdo da mensagem, como, por exemplo, "Olá, NOME DO CLIENTE! Os produtos que você queria estão no Black Friday da NOME DA EMPRESA".
 
Na demonstração das ofertas, como conteúdo, é sempre interessante se apoiar na segmentação dos grupos, levando em consideração o perfil de compra para indicar as ofertas mais adequadas a cada um deles. Afinal, ofertar roupas de lã para pessoas que residem no nordeste, por exemplo, terão, certamente, uma baixa conversão.
 
Por isso, o database marketing precisa ser incorporado na estratégia para que as probabilidades de gerar resultados efetivos sejam ampliadas. Aproveite os dados fornecidos pelo histórico de compra de seus clientes, lista de interesses, carrinhos abandonados, dentre outras informações, para obter sucesso em suas campanhas.
 
Confira se o layout de seus e-mails é responsivo e estruturado para diversos navegadores
O layout ou design responsivo é uma tendência e veio para ficar. Eles integram a linha "mobile friendly", ou seja, são adaptáveis a qualquer tipo ou tamanho de tela. Nos dias de hoje, em que a mobilidade é indispensável e o acesso ao e-mail, em grande parte das vezes, é feita primeiramente por meio de um smartphone, e o crescimento das compras online por meio de dispositivos móveis é crescente, o design responsivo nas mensagens torna-se fundamental para o sucesso nos resultados.
 
Além disso, é preciso se assegurar que sua mensagem será corretamente visualizada em diversos browsers (navegadores), como o Google Chrome, Firefox, Internet Explorer, dentre outros. Uma dica importante para otimizar os seus esforços, nessa questão, é avaliar no Google Analytics os dispositivos e navegadores que mais acessam o seu site. Com isso, será possível adequar a visualização de suas mensagens conforme o comportamento de navegação de seus clientes.
 
Algumas plataformas de e-mail marketing fornecem recursos para validar a visualização nesses navegadores e dispositivos. A chamada Renderização, faz o disparo de um e-mail para cada um deles, tira um print de como a mensagem aparece e encaminha para sua análise. Dessa forma, você consegue realizar os ajustes necessários antes de disparar os e-mails para a sua base, o que propicia uma melhor experiência aos seus clientes e aumenta as possibilidades de conversão.
 
A escolha do assunto é importante!
O assunto de seu e-mail é o primeiro contato que seu cliente terá com sua mensagem. Por isso, ele precisa ser conciso, interessante e, de preferência, por se tratar de uma ação promocional, despertar um senso de urgência.
É válido avaliar suas campanhas anteriores identificando as que tiveram uma maior taxa de abertura. Dessa forma, você conseguirá analisar o tipo de assunto que gerou maior conversão.
 
Esteja atento também à quantidade de caracteres utilizados nesse espaço. Lembre-se que as mensagens poderão ser visualizadas por smartphones, que têm um espaço curto para a visualização do título pelos clientes. Por isso, evite extrapolar 60 caracteres.
 
Cuidado com palavras e expressões negativas para o anti-spam
Devido às más práticas utilizadas por diversas empresas, os provedores de e-mail desenvolveram artifícios para identificar spammers. Um deles foi a criação de uma lista extensa de palavras e expressões comumente utilizadas nessa prática.
Como se trata de uma campanha promocional é indispensável que você se atente a quais termos não podem ser utilizados. Promoção e oferta são duas delas. Para conferir a relação completa e assegurar que elas não estarão no assunto ou no corpo do e-mail, confira o nosso manual contendo todas essas palavras negativas.
 
Nunca compre ou alugue listas de e-mails
A quantidade de contatos que podem ser obtidos com a prática de compra ou locação de e-mails é enorme. Contudo, em uma estratégia de e-mail marketing, a qualidade é tão ou mais importante que a quantidade. Afinal, pouco adiantará ter uma enorme lista para o disparo de suas mensagens se os endereços eletrônicos que nela consta são inválidos ou de pessoas que não têm o menor interesse nos produtos ou serviços que você oferece.
 
Além de não gerar os resultados esperados, essa prática ainda poderá causar repulsa de sua marca frente a essas pessoas, que não cederam seus dados para que sua empresa enviasse mensagens a elas. Como consequência, um grande volume de reporte do seu endereço como spammer pode ser gerado, o que prejudicará sua estratégia também junto aos clientes que já fazem parte de sua base de dados.
 
Agora que você já conhece as melhores estratégias e como atingir os melhores resultados, avalie o que melhor se encaixa ao seu negócio e planeje-se. O Black Friday ocorrerá no dia 28 de Novembro de 2014. Ainda há tempo de colher bons frutos na data!
 
E você, já preparou a sua estratégia? 
Solicite um contato para o Akna E-Mail Marketing www.akna.com/contato
 
Sobre a Akna
Akna é uma empresa diferenciada com especialização no
desenvolvimento de soluções digitais de alta tecnologia.
O compromisso de oferecer sempre a melhor solução faz com que sua
trajetória seja marcada por muitas conquistas.
Com grande experiência no mercado digital, a Akna compartilha seu
conhecimento e oferece soluções para mais de duas mil empresas,
no Brasil e na América Latina, com o objetivo de potencializar seus
resultados constantemente.
 
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marketing@akna.com
(11) 3284-8474
 




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