Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

40% dos jovens não têm controle sobre a vida financeira

Perfil com faixa etária entre 16 e 24 anos é o mais indisciplinado quando o assunto é o orçamento pessoal, segundo pesquisa do SerasaConsumidor e do Ibope Inteligência

Por | 22/10/2014

renata.leite@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Os jovens entre 16 e 24 anos são os que têm menos controle de sua vida financeira no Brasil, segundo pesquisa do Indicador de Educação Financeira (IndEF) 2014, elaborado pelo SerasaConsumidor (braço da Serasa Experian) e IBOPE Inteligência. Dos entrevistados com essa faixa etária, 40% admitem não manter seu orçamento pessoal sob controle. Quanto mais idade, maior é o percentual de pessoas que diz ter disciplina com os gastos.

Entre os consumidores de 25 a 34 anos, o índice dos que consideram ter uma boa gestão é de 62%, enquanto entre 35 e 44 anos, 66%, 45 e 54 anos, 67%, e 55 anos ou mais, 75%. Isso significa que, quanto mais jovem, menos há planejamento consciente em relação às finanças. Muitas compras são feitas por impulso, o que pode gerar consequências como o superendividamento e a inadimplência.

Não há sinais de que o cenário possa melhorar nos próximos anos. Pelo contrário, o grupo de 16 a 17 anos apresentou queda em relação à nota de educação financeira de 2013, que passou de 5,9 para 5,5. Os brasileiros que têm entre 18 e 24 anos também caíram de 5,9 para 5,8. Os jovens lideram o percentual de respostas como "Normalmente, eu fico mais satisfeito em gastar um dinheiro agora do que poupá-lo para o longo prazo" e "Eu tenho uma tendência a comprar de forma espontânea e imediata, sem pensar muito".

Jovem, educação financeira, SerasaConsumidor, Serasa Experian, IBOPE Inteligência

Leia também: O comportamento do público jovem em relação às marcas. Pesquisa do Mundo do Marketing Inteligência.

Comportamento do Consumidor | Perfil de Consumo | Jovens

Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss