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Corona é a marca mais valiosa da América Latina

Brasil perde representatividade no ranking BrandZ, da Millward Brown Vermeer e WPP. Entre as nacionais, estão Skol, em segundo, Bradesco, em quinto, e Brahma, oitavo

Por | 24/09/2014

luisa@mundodomarketing.com.br

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A marca de cerveja mexicana Corona foi considerada a empresa mais valiosa da América Latina, de acordo com o ranking BrandZ, organizado pela Millward Brown Vermeer com a WPP. A fabricante está avaliada em US$ 8 bilhões, em uma valorização de 21% em relação à última avaliação. A companhia é percebida como sólida junto aos consumidores mexicanos e também estrangeiros.

As empresas mexicanas detêm a maior representatividade na lista das 50 mais valiosas, sendo responsáveis por 33% do grupo. Destacam-se além das fabricantes de cerveja, as operadoras de telecomunicação, varejo e instituições financeiras.

Na edição de 2014, as participantes somaram US$ 129,2 bilhões em valor, o que representa uma queda de 4,5% em comparação ao ano anterior, quando totalizaram US$ 135,3 bilhões. Três setores registraram crescimento: cerveja, com um aumento de 13%, alimentação subiu 21% e varejo teve alta de 14%. 

Posição das brasileiras
As marcas brasileiras, por sua vez, tiveram uma redução na participação, que em 2013 era de 28% e neste ano passou para 24%. Entre os fatores que levaram ao resultado negativo, está a forte queda da bolsa de valores nacional. As brasileiras com melhor posicionamento são a Skol, que ocupa a segunda posição geral do ranking, o Bradesco, que aparece no quinto lugar, e a Brahma, no oitavo lugar. 

Nos países vizinhos, o Chile cresceu 1% em participação, impulsionado pelas empresas varejistas, enquanto a Colômbia e o Peru mantiveram os mesmos shares registrados no ano passado, com 16% e 4% respectivamente. A Argentina, por sua vez, mantém sua representação em 1%, devido à petroleira YPF.

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Leia também: Propósito da Marca. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência.

Marca | Posicionamento | Valor | Branding | Próposito

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