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Estrangeiras lançam 90% dos itens para a pele inspirados no Brasil

França é responsável pela criação de 16% desses cosméticos, diz Mintel. No mercado nacional, 27% dos consumidores utilizam produtos para o rosto também segundo a pesquisa

Por | 11/09/2014

luisa@mundodomarketing.com.br

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O Brasil se posiciona como um dos principais inspiradores globais para a criação de produtos de beleza. As matérias-primas como cupuaçu e açaí ganham ainda mais popularidade com o clima pós-copa e os preparativos para as Olimpíadas que acontecerão em 2016 no país. De acordo com uma pesquisa da Mintel, 90% dos lançamentos para a pele inspirados no Brasil são de empresas estrangeiras e 10% de nacionais.

A França é o país com o maior número de produtos com rótulos que fazem referência ao Brasil, com 16% dos lançamentos. O Reino Unido aparece na sequência, com 14% do total, e na terceira posição estão os Estados Unidos, com 12%, seguido pelo Japão, com 10%.

Por outro lado, no segmento de shampoos sem sal, em que o Brasil liderava a produção, a participação está em queda. Em 2011, o país representava 95% dos produtos com esta formulação vendidos no mundo, em 2013 a participação caiu para 86%, chegando a 65% em 2014.

Com relação ao consumo nacional, 27% dos brasileiros usam produtos para a pele do rosto. O principal objetivo é melhorar a textura: 25% pretendem prevenir a acne e 23% querem minimizar a aparição de linhas de expressões e rugas. As subcategorias de protetores solares e itens para o corpo também são prósperas e projetam, respectivamente, um crescimento de 12,5 e 12,4% no período compreendido entre 2012 e 2016.

Se a meta for cumprida, estes produtos superarão os dedicados aos cuidados faciais, que devem crescer 6,3% nos mesmos quatro anos. Os produtos para o rosto correspondem a um mercado de R$ 2,146 milhões e, no final de 2014, os protetores solares devem chegar a R$ 2,177 milhões, de acordo com a Mintel. 

Brasil, cosméticos, pele, cabelo, Mintel, pesquisa, mercado, beleza

Leia também: Panorama do mercado de beleza no Brasil. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência.

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