Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

5 perfis de consumidores

Varejo encara o desafio de inspirar e encantar público-alvo, mesmo dentro de uma gestão cada vez mais científica, direcionada por algoritmos, diz estudo da McCann

Por | 22/08/2014

renata.leite@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A adesão crescente das marcas e dos consumidores ao e-commerce e o uso cada vez mais estratégico das informações contidas no Big Data desafia o varejo a, mesmo nesse contexto, não abolir o encanto da experiência de compra. Segundo estudo "Truth About Shopping - a verdade sobre o ato de comprar", da McCann Truth Central, é preciso haver um equilíbrio entre essa gestão mais científica e a arte, a emoção.

Para 52% das pessoas entrevistadas pela consultoria, comprar hoje em dia se tornou algo muito impessoal, sendo que 57% receiam que o uso exacerbado dos algoritmos restrinja sua capacidade de descobrir novidades. Isso aconteceria, na opinião delas, caso as empresas sempre lhes mostrem aquilo que já procuraram anteriormente. Enquanto isso, 66% dizem esperar que os varejistas os inspirem no momento de compra, desejando um atendimento pessoal e personalizado.

A McCann traçou cinco perfis de compradores:

1 - Robótico: Esta é a mentalidade mais negativa e desengajada, presente globalmente em 6% dos consumidores (3% no Brasil). Os consumidores parecem estar no "piloto automático" em suas experiências de compra, e é preciso que o lojista faça muito para chamar a sua atenção.

2 - Estudante: Esta é a mentalidade mais prevalecente no mundo (39%), com exceção do Brasil (23%). Os consumidores estão abertos a aprender sobre novos produtos. Eles estão ansiosos para tocar, interagir e fazer perguntas sobre um item ou uma categoria específica.

3 - Apaixonado: Neste perfil, presente em 14% dos consumidores globais (17% no Brasil), os consumidores estão buscando ser seduzidos. Eles esperam ser encantados pelos produtos e ofertas, além de receber um tratamento especial por parte da loja ou dos vendedores.

4 - Explorador: Esta mentalidade é a mais engajada e positiva, presente em 14% dos consumidores globais (17% no Brasil). Os consumidores estão abertos a experimentar de tudo. Eles querem descobrir, explorar e realmente ir atrás de suas compras. Eles esperam ser surpreendidos e encantados pela loja ou pelo produto.

5 - Lutador: Quando os consumidores têm essa mentalidade, eles estão sempre fazendo pesquisas para se armar com questões e desafios para disparar contra a marca e os seus vendedores. Eles sempre lutam pelo melhor negócio. Esse é o perfil mais presente entre os brasileiros (40% vs. 27% da média global).

McCann, varejo, consumidor

Leia também: Comportamento do Neoconsumidor brasileiro. Pesquisa do Mundo do Marketing Inteligência.

Compras Online | Neoconsumidor | Digital

 

Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss