Como uma infraestrutura profissional pode levar seu EAD ao sucesso | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Como uma infraestrutura profissional pode levar seu EAD ao sucesso

Plataformas de alto nível mas com facilidade de utilização podem elevar resultados de treinamentos corporativos, cursos livres ou instituições de ensino

Por | 21/07/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe
A educação a distância não é o futuro, mas, sim, o presente no processo de ensino e aprendizagem. É bem provável que você perceba essa realidade ao seu redor, seja voltada para cursos livres, em conteúdos de universidades ou em treinamentos empresariais. 
Dados recentes não deixam qualquer dúvida sobre o crescimento desta modalidade no país. São quase 4 milhões de alunos matriculados em diversas formas de EAD, tanto em aulas online diversas quanto em instituições credenciadas pelo MEC. Outro ponto que merece destaque é que a utilização do e-learning também se torna uma prática recorrente dentro das estratégias de treinamento corporativo das principais empresas do país.
 

Para corporações, cursinhos, professores ou gestores de ensino, contar com uma estrutura profissional pode alavancar os resultados em e-learning, ganhando em automação, segurança e melhoria de processos. Assim, o cotidiano de trabalho pode ser focado em produção de conteúdo e em garantia de qualidade, por exemplo, deixando atividades de gestão automatizadas em uma plataforma de alto nível. (Clique e baixe o Ebook grátis 'Como uma infraestrutura profissional pode alavancar seu EAD')
 
 
Das aulas aos gráficos financeiros
Um EAD que se considere preparado precisa ter em mente um tripé sólido: professor, conteúdo e tecnologia. Assim, consegue-se compreender ainda mais que os dois primeiros representam o centro das atenções de universidades, cursos e treinamentos empresariais e o terceiro se faz necessário para fazer a mensagem chegar ao aluno com eficiência. E é aí que infraestrutura se torna vital para o processo.
 
Para usufruir de todos os recursos e alavancar seu EAD, é preciso encontrar um LMS (Learning Management Systems) que possibilite criar conteúdo, gerir produtores, tutores e alunos, além de ter uma navegação focada em facilidade e rapidez. Do ponto de vista de quem está aplicando ao curso, sejam estudantes ou funcionários, ter um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) simples e com fácil navegação pode estimular ainda mais a absorção de conhecimentos e incentivar a participação nas diferentes atividades propostas.
 
Um ponto que merece destaque é ter a possibilidade de trabalhar com geração de relatórios, que podem ser um fator crucial para indicar o desenvolvimento de alunos e o engajamento com os recursos apresentados.Dialogar com as diferentes áreas é outra importante tarefa que deve ser feita ainda no planejamento de contratação. Num empresa privada, envolver as equipes de TI, Marketing, Finanças e RH pode fazer a diferença para entender como o LMS deve facilitar a interação de diversos setores, garantindo assertividade no uso da plataforma e no sucesso dos programas de treinamentos. 
 
Interação e navegação
Um bom ambiente de ensino a distância deve contar com ampla variedade de recursos (áudio, vídeo, apresentações e imagens) o que pode ser um grande desafio para alunos, gestores ou instrutores. Para reduzir a curva de aprendizagem tecnológica é necessário que a plataforma se destaque com uma usabilidade focada na experiência do usuário.
 
Ter uma usabilidade ruim demanda suporte intenso e pode prejudicar a aprendizagem, gerando mais custos e menos resultados. A solução é ter uma navegação simples, intuitiva e adaptável às novas mídias, tanto no computador, quanto em smartphones e tablets. De nada adianta a melhor ferramenta, se ninguém conseguir usar todos os seus recursos.
 
Uma boa dica na hora de contratar uma plataforma profissional é procurar empresas com capacidade de inovação e que possam levar seu EAD a um nível cada vez melhor. Preste sempre atenção à capacidade de o software alinhar fornecedores e integrações de tecnologia de ponta, levando melhorias e novos conceitos para seu negócio. (Não deixe de fazer o download do Ebook grátis sobre Como uma infraestrutura profissional pode alavancar seu EAD)
 
A Edools, por exemplo, trabalha em parceria com a Samba Tech, líder em soluções para vídeos online da América Latina e eleita pela Fast Company uma das empresas mais inovadoras do mundo. Assim, o curso ou programa de treinamentos consegue usufruir de todos os benefícios de uma hospedagem, gestão e distribuição profissional de vídeos integrado a um LMS de altíssimo nível.
 
Em resumo, ficam aqui os cinco pontos para levar em consideração na hora de contratar uma plataforma profissional de EAD:
 
Segurança
Gestão de conteúdo
Gestão de usuários
Integração 
Finanças
 
Se quiser saber mais sobre EAD e entender como utilizar vídeos no seu curso, acesse http://sambatech.com/samba-videos/solucoes/#video-aulas. E qualquer dúvida, fique à vontade para entrar em contato com a gente neste endereço. 
 
*Fernando Pacheco, Marketing Samba Tech
 
Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss