Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Publicidade

Quais são os sabores de refrigerante prediletos do brasileiro?

Variedade "cola" lidera a preferência da população no país. Uva e laranja também se destacam, principalmente na análise geográfica de consumo por região

Por | 25/07/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O sabor cola é o mais consumido pelos brasileiros, com 78% de declaração, seguido pelo sabor guaraná (70%) e laranja (44%). De acordo com dados da Mintel, somente o segmento de colas representou 53,9% do mercado de 2012 em volume, e 58,9% em valor, para o mesmo período.

Apesar do sabor cola ser o mais consumido, há oportunidades de se explorar sabores por região. Por exemplo, na região Sudeste, 31% dos consumidores de refrigerante declaram consumir refrigerante sabor uva (a penetração nacional deste sabor é de 26%), e 60% dos nordestinos consome refrigerante sabor laranja (a penetração nacional deste sabor é de 44%).

Dessa forma, há oportunidade para explorar mais esses sabores nessas regiões, oferecendo maior variedade de produtos sabores uva e laranja. Produtos que incluam um maior conteúdo de suco de frutas com água gaseificada nos sabores de uva e laranja podem atrair os consumidores destas regiões. Estes produtos podem ser posicionados como alternativas mais saudáveis ao refrigerante comum, especialmente considerando que 41% dos consumidores nordestinos pensam que refrigerantes contém muitos aditivos e 31% dos sulistas também concordam com a mesma afirmação (valores significativamente superiores a outras regiões como a Norte e Centro-Oeste com 24%). Além dos sabores uva e laranja, também há oportunidade para as marcas explorarem mais os sabores locais e transformá-los em refrigerantes.

Entre todas as classes sociais, os sabores cola e guaraná são igualmente bem consumidos, porém vemos diferença no consumo dos sabores laranja, com maior destaque para classe DE, e citrus, com maior destaque para a classe AB. No caso do sabor laranja, é possível que haja maior variedade de marcas que trabalhem com esse sabor a preços acessíveis, o que pode acabar atraindo mais o consumidor da classe DE.

No caso dos refrigerantes sabor citrus, é possível que os consumidores de classe AB estejam sendo impactados por marcas como Schweppes Citrus, que tem um posicionamento mais premium. A marca Schweppes é conhecida por suas tônicas, um produto diferenciado, e por isso a variante citrus acaba ganhando a sofisticação proveniente da tônica também. Outras marcas de sabor citrus, como Antarctica Citrus e Classic Citrus possuem identidade visual de embalagem similar a de Schweppes, também passando uma imagem mais premium ao produto.

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss