Branding e Business Inteligence são funções em alta no Marketing | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Branding e Business Inteligence são funções em alta no Marketing

Analista generalista na área também tem sido mais procurado por empresas nos últimos seis meses, segundo levantamento realizado pela recrutadora Page Personnel

Por | 17/07/2014

renata.leite@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Os analistas de Branding e de Business Inteligence (BI), assim como os generalistas de Marketing, estão em alta, segundo levantamento da recrutadora Page Personnel. Os profissionais mais experientes, de nível sênior e pleno, são os mais buscados pelo mercado. A procura, no entanto, não tem sido tão intensa por coordenadores.

A abertura de vagas na área de Branding pode ter sido influenciada pelos investimentos em ações para a Copa do Mundo e certamente indica uma preocupação crescente com a construção da identidade das marcas. "Esses profissionais são requisitados para levar as empresas a alcançarem seus consumidores e se comunicarem com o público correto. Há ainda a demanda por parte de companhias que desejam se reposicionar no mercado. Essa área não é sazonal e nunca estará em baixa. Nos últimos meses, entretanto, grandes marcas passaram por muita exposição, aproveitando o período do mundial, o que tornou a função ainda mais estratégica", comenta Juliana Alvarez, Gerente da Page Personnel, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Já o crescimento do número de contratações na área de Inteligência aponta para um amadurecimento dos departamentos de Marketing nas empresas. Com a maturidade, um profissional especialista em BI tende a ser requisitado para analisar informações da área comercial, levantar os players de mercado e definir ameaças e oportunidades. É esse profissional também que fica em contato com as consultorias de pesquisa, solicitando as informações de que o negócio necessita e analisando os resultados delas.

Salários atrativos
A terceirização do serviço de levantamento de dados em campo deve continuar, mas a presença de um interlocutor entre essa fornecedora e a empresa é cada vez mais valorizada. "A procura aumentou e chegou até a inflacionar o cargo. Não é fácil encontrar o profissional qualificado para essa função. A busca é por uma pessoa comunicativa, que possa fazer apresentações sobre os resultados das pesquisas e das análises para os gestores e para o board internacional. Por isso, conhecimentos de inglês, Excel e Power Point são cada vez mais indispensáveis", afirma Juliana Alvarez.

Há ainda um aumento da demanda por analistas de Marketing. O movimento está relacionado à profissionalização crescente das empresas no país. "O primeiro passo nesse sentido é a desvinculação do profissional que cuida do Marketing da área comercial. Quando o cargo é criado, a empresa, que muitas abandona uma estrutura familiar, busca um profissional generalista, que geralmente é da área de comunicação", acrescenta a Gerente da Page Personnel.

Contratação, Page Personnel

Leia também: Perfil do Profissional de Marketing no Brasil. Pesquisa do Mundo do Marketing Inteligência.

Carreira | Comportamento

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss