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10 produtos lançados ao redor do mundo para a Copa

Itens fazem referência aos sabores e às cores do Brasil, além de adotarem símbolos do futebol em suas embalagens. Edições limitadas mais inovadoras são enumeradas pela Mintel

Por | 09/07/2014

renata.leite@mundodomarketing.com.br

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A Copa do Mundo aquece, de quatro em quatro anos, o setor de consumo e incentiva empresas a desenvolverem novos produtos. Este ano não foi diferente. Em todo o mundo, diversos itens chegaram às gôndolas, grande parte criada pela indústria alimentícia, como mostra levantamento realizado pela Mintel. O torneio comprova-se como importante plataforma de lançamentos, especialmente de edições limitadas de produtos.

Nos Estados Unidos, a Oreo começou a vender, durante o mundial, uma versão de seu biscoito no sabor limão, tendo o Brasil como inspiração. A embalagem é amarela, uma das cores da bandeira do país e da fruta. A novidade chegou com foco em atender a um terço dos consumidores americanos, que declaram propensão a experimentarem um novo sabor de um produto familiar. De olho especialmente nos torcedores, que costumam assistir às partidas de futebol comendo algo, a marca inovou em seu item tradicional, dando um toque diferenciado.

Mintel, Copa do Mundo, edição limitada

Em Singapura, a novidade fica por conta da Coca-Cola. A empresa patrocinadora oficial do mundial lançou nova versão de sua embalagem. A PET em tamanho reduzido e edição limitada tem formato que lembra o de uma bola de futebol.

Mintel, Copa do Mundo, edição limitada

Segundo a Mintel, quase um terço dos britânicos afirma ser interessado em experimentar produtos brasileiros, como alimentos e bebidas. Pensando nesse público, a Pot Noodle lançou uma versão com sabor de churrasco brasileiro (Brazilian BBQ Steak). O produto é vendido num pote nas cores da bandeira nacional. O item é mais uma opção de petisco para o torcedor da Inglaterr

.Mintel, Copa do Mundo, edição limitada

Já no Japão, a companheira das partidas promete ser a pipoca com molho amanteigado de soja. A edição limitada tem duas bolas de futebol estampando a embalagem, além do logotipo da JFA (Associação Japonesa de Futebol). A marca Mike Popcorn aposta no apoio à seleção do país para convencer os torcedores a comprarem a iguaria durante o mundial.

Mintel, Copa do Mundo, edição limitada

A cerveja premium Sibirskaya Korona Klassicheskoye Premial´noye Pivo ganhou novo visual para chamar a atenção dos consumidores da Rússia, durante a Copa do Mundo. A embalagem mostra apoio à equipe do país. O design ressalta o patriotismo.

Mintel, Copa do Mundo, edição limitada

Já na Bélgica, o destaque é o Molho Rioooo, da marca Manna. O rótulo da versão em edição limitada mostra um campo de futebol, a bandeira brasileira e bolas de futebol. O sabor também remete ao país-sede da Copa do Mundo, com tomate e ervas. Consumidores belgas devem gastar 185,5 milhões de euros em molhos de mesa em 2014, segundo a Mintel.

Mintel, Copa do Mundo, edição limitada

A bebida esportiva Powerade também optou por se referir ao Brasil em seu lançamento na Austrália. A marca criou o sabor `Brazilian Kick´ e aplicou o logotipo da Copa do Mundo no rótulo para promover o seu consumo durante o torneio.

Mintel, Copa do Mundo, edição limitada

O formato de bola foi a aposta do azeite extravirgem fabricado pela Colavita para o mercado canadense. A embalagem de 750 ml do produto se assemelha a uma bola de futebol. Segundo a Mintel, os canadenses compraram 98 mil toneladas de azeite em 2013 e torcedores de futebol podem ser atraídos por esse design inovador de embalagem.

Mintel, Copa do Mundo, edição limitada

A tradicional feijoada, em solo brasileiro, foi parar na Suíça como novo sabor de um biscoito de água e sal da marca Dar Vida. As cores do Brasil estão na embalagem, assim como a referência ao futebol, por meio do desenho de uma bola. A opção será vendida por tempo limitado.

Mintel, Copa do Mundo, edição limitada

Já no Brasil, a taça da Copa do Mundo ganhou preenchimento de chocolate ao leite, na novidade da Garoto. O produto tem 300 gramas. mais de um terço dos brasileiros, 36%, afirma que está comendo, atualmente, mais chocolate do que há um ano, sugerindo que esta categoria é fértil para inovações, diz a empresa de pesquisa.

Mintel, Copa do Mundo, edição limitada

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