FIFA notifica Blue Man após Neymar voltar a usar sunga em campo | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

FIFA notifica Blue Man após Neymar voltar a usar sunga em campo

Marca é obrigada a retirar fotos do jogador com a peça de suas redes sociais e é informada extrajudicialmente sobre cláusulas da Lei Geral da Copa pela entidade

Por | 02/07/2014

renata.leite@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A repercussão em torno da sunga da Blue Man usada por Neymar nos últimos dois jogos da Seleção Brasileira no mundial de futebol não agradou às marcas patrocinadoras nem à FIFA. Tanto é que a entidade organizadora do evento informou, extrajudicialmente, a fabricante sobre as cláusulas da Lei Geral da Copa que proíbem qualquer atividade promocional que relacione marcas e produtos ao campeonato. A federação solicitou que a empresa retire de suas redes socais as fotos do jogador em campo com a peça aparente.

A Blue Man não é patrocinadora do jogador - tampouco da Copa - e a sunga não mostra o símbolo nem o nome da marca, o que dificulta sanções. O item foi dado de presente a Neymar e todo o restante da Seleção Brasileira antes da partida contra Camarões. A peça chegou com um bilhete em que a empresa desejava boa sorte à equipe. O Brasil acabou vencendo o jogo, assim como o seguinte, contra o Chile.

Com isso, a empresa associou a peça a um amuleto da sorte do jogador. Nas duas partidas, Neymar deixou a sunga aparente em diferentes momentos, seja abaixando um pouco a bermuda ou levantando a blusa. Outro episódio semelhante ocorreu com o mesmo atleta, mas em relação a sua patrocinadora, a Lupo. Na época, o ato de mostrar a cueca, com o logotipo da marca aparente, gerou polêmica.

O ato aconteceu durante partida do seu time na Europa, o Barcelona, contra o Atlético de Madri, pela Liga dos Campeões. O atleta mostrou a peça cinco vezes, levantando a blusa. Naquele momento, discutiu-se o que poderia acontecer com o jogador caso ele realizasse a mesma ação durante a Copa, já que poderia ser interpretado como Marketing de emboscada.

Copa do Mundo, Neymar, Blue Man, FIFA, sunga

Leia também: Oportunidades para a Copa do Mundo de 2014. Pesquisa do Mundo do Marketing Inteligência.

Marketing Esportivo | Planejamento Estratégico | Copa do Mundo | Comportamento do Consumidor
 

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss