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Atitude do consumidor relação às compras de alimentos e bebidas

Pesquisa da Mintel mostra que quanto maior a faixa etária, maior o nível de prazer quando se trata de ir à supermercados e centros de compras adquirir estes produtos

Por | 04/06/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

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Menos de um terço dos consumidores brasileiros (31%) afirmam gostar de fazer compras de alimentos e bebidas, revela o mais recente relatório Mintel sobre o Varejo de Alimentação e Bebida. Isso não é incomum: apenas 43% dos consumidores que não fazem compras online no Reino Unido dizem gostar de fazer compras de alimentos e bebidas. Quase metade dos consumidores da região Sul brasileira (47%) gosta de fazer compras de alimentos e bebidas, o índice mais alto de todas as regiões do país. Isto sugere que os varejistas do Sul têm conseguido fornecer a seus consumidores experiências de compras mais divertidas e envolventes, como lojas atraentes, simpatia dos funcionário e limpeza.
 
A maior prevalência de consumidores que gostam de fazer compras de alimentos e bebidas é em Curitiba (61%). A cidade tem a melhor infraestrutura urbana do país, o que indica uma ligação entre o entusiasmo de se fazer compras e a facilidade de locomoção urbana. Esses dados demonstram que a acessibilidade é fundamental para atrair os compradores de alimentos e bebidas. Os varejistas devem colocar suas lojas em áreas com alto índice de pedestres ou em locais de fácil acesso por carro ou transporte público.
 
Além disso, a pesquisa da Mintel revela que quanto maior a faixa etária, maior o nível de prazer quando se trata de ir às compras. Um total de 38% das pessoas com mais de 55 anos de idade gostam de fazer compras de alimentos e bebidas, em comparação com apenas 22% dos menores de 24 anos. Os varejistas precisam convencer a geração mais jovem que comprar esses itens pode ser uma atividade divertida e envolvente. Eles poderiam sugerir a estes consumidores jovens que cozinhar para amigos pode ser uma atividade social divertida. 
 
O relatório Mintel também detectou que apenas 8% dos compradores estão interessados em caixas de autoatendimento. Isso pode ser um reflexo de um forte modelo de atendimento ao cliente na cultura brasileira. Caixas de autoatendimento começaram a ser implementadas em pequena escala pelos supermercados Mufatto no Sul do Brasil. Surpreendentemente, esta é a região onde esta tecnologia atrai o menor índice de interesse (apenas 3%). Isso revela que uma educação maior se faz necessária. Isso poderia incluir, por exemplo, pequenas doações para instituições de caridade quando os consumidores usam os caixas de autoatendimento.
 
O fato de que somente 14% dos consumidores declara comprar produtos diferentes em lojas diferentes é sem duvida uma má notícia para os açougues, peixarias e mercearias, na medida em que isso parece sugerir que a maioria dos consumidores prefere fazer todas suas compras em um só lugar. Isso está relacionado ao fato dos supermercados serem os estabelecimentos de alimentos e bebidas mais usados.
 
É provável que os supermercados, hipermercados e atacarejos irão tirar participação dos pequenos varejistas daqui para frente. Os consumidores jovens são menos propensos a fazer compras em diversos estabelecimentos (10%), provavelmente porque não gostam de fazer compras, e por isso querem que a experiência seja tão simples e eficiente quanto possível.
 
O estudo Mintel também detectou que os consumidores mais jovens são mais propensos a fazer compras online se os produtos forem mais baratos
Mais de um quarto dos consumidores com idades entre 16 e 24 anos (28%) comprariam mais alimentos e bebidas online se fossem mais baratos do que em varejistas físicos. Isso se compara a 18% daqueles com idades entre 25 e 44 anos, 12% entre 45 e 54 anos e apenas 10% das pessoas com 55 anos ou mais.
 
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