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Como incentivar o consumo de massas entre o público masculino

Produtos como nhoque, lasanha, espaguete, cappelletti, ravioli é mais significativo entre indivíduos com menos de 44 anos, por conta da preocupação com trabalho e filhos

Por | 28/04/2014

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No geral, os homens brasileiros consomem menos massas do que as mulheres, já que normalmente tendem a ser mais afeitos às carnes. Essa diferença pode ser melhor observada no consumo de massas secas. O recém-lançado relatório Massa Alimentícia, da Mintel, revela que enquanto 78% das mulheres consomem espaguete de massas secas, a proporção entre os homens é de 72% e enquanto 76% das mulheres consomem macarrão instantâneo, a proporção é de apenas 67% entre os homens. No caso do macarrão instantâneo, o consumo dos homens tende a ser mais retraído, pois normalmente este segmento não proporciona tanta saciedade quanto as massas convencionais.

Por outro lado, quando observamos o consumo de massas frescas, a diferença entre homens e mulheres é quase insignificante. Em grande parte isso se deve à conveniência das massas frescas, que costumam ser mais fáceis e rápidas de preparar, e atraem o público masculino, que em geral ainda dedica menos tempo aos afazeres domésticos do que as mulheres. De acordo com o relatório Estilo de Vida Ocupado e Hábitos Convenientes-Brasil, junho 2013, os homens dedicam duas horas diárias aos afazeres domésticos enquanto as mulheres dedicam 3 horas.

O consumo de massas frescas como nhoque, lasanha, espaguete e cappelletti/ravioli é mais significativo entre os homens com menos de 44 anos de idade. Os homens dessa faixa de idade geralmente estão ocupados com trabalho e filhos e carregam uma crescente preocupação com a conveniência.

Apesar dos homens em geral ainda dedicarem menos tempo as tarefas domésticas que as mulheres, esta situação vem aos poucos mudando, à medida que as mulheres estão cada vez mais ocupadas com outras atividades.

Para atender a demanda do consumidor masculino, as marcas de massas alimentícias podem reforçar os seus atributos de praticidade, conveniência e saciedade em campanhas de marketing para estimular o consumo e a preparação entre esse publico, não só para o seu consumo individual, no caso dos homens que moram sozinhos, mas também para o preparo do alimento para toda a família. 

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