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5 ferramentas de pagamento úteis para o seu ecommerce

Para quem está começando, vale a pena conhecer ferramentas simples de pagamento que podem ser de grande ajuda na gestão das compras e doa atendimento

Por | 15/04/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

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1. Cobrança por email - Empresas gastam uma média de R$ 18 por pessoa para fazer cobranças de inadimplentes. Para quem trabalha por conta própria e não pode contratar uma empresa de cobrança é bom estabelecer formas alternativas de controlar a inadimplência. Defina prazos para cobrar quem não pagou, faça uma lista de devedores e envie uma cobrança por email. Veja um exemplo:

 

2. Controle de planos e assinantes -  Para negócios como clubes de assinatura, escolas de idiomas e cursos, plataformas de conteúdo e software é interessante pensar no monitoramento das assinaturas. Usando ferramentas inteligentes é possível gerenciar esses planos e assinantes, acompanhar o status das assinaturas (ativa, suspensa, expirada, cancelada ou atrasada), fazer as retentativas de cobrança de acordo com o intervalo escolhido e ainda receber alertas e avisos sobre as assinaturas não pagas.

3. Controle do Fluxo de Caixa: Gerar relatórios simples sobre as movimentações e transações é muito importante para o controle do fluxo de caixa. Faça uma conta simples como saldo + entradas - saídas = fluxo para prever se os seus recursos serão suficientes para cobrir os gastos fixos (aluguel, contas de água e luz, etc). Outra dica é fazer o controle financeiro através de relatórios baseados nos lançamentos futuros, extratos financeiros e históricos de transações. Veja:

4. Acompanhe chargebacks e saldos bloqueados: O chargeback é o cancelamento de uma venda feita por cartão de crédito ou débito. A compra pode ser cancelada pelo não reconhecimento da transação (algum tipo de fraude) ou simplesmente por não estar dentro dos padrões aceitáveis das administradoras de cartão. Neste caso é importante tentar minimizar esses problemas contratando um serviço de Gestão de Disputa e Chargeback. Usando soluções de pagamento é possível fazer o controle desses casos através do acompanhamento do status das contestações:

5. Acompanhamento de Transação: Após criar e processar um pagamento, você vai querer acompanhar o seu status: se foi autorizado, se está em análise, se foi cancelado ou se foi concluído. Para isso existem algumas ferramentas que informam quando uma transação muda de status, podendo tomar uma ação, seja postando o produto de uma transação autorizada ou entrando em contato com o comprador para reconquistar uma venda com pagamento cancelado:

Notificação Automática de Status de Pagamento (NASP): O NASP é a notificação automática que informa sobre qualquer alteração no status do pagamento no momento em que ela ocorre.

Email: O vendedor recebe automaticamente um email assim que o pagamento é autorizado, entra em análise, quando é cancelado ou concluído.

API Consultar Instrução: Se o vendedor quiser consultar o status e mais detalhes de um pagamento específico é só usar uma API de Consultar Instrução. O servidor faz uma "consulta" e a ferramenta retorna todos os dados do pagamento. 

*Escrito por Alice Pinha, redatora do Moip.

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