Notícias direto do maior encontro global do setor varejista, em Nova York | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Notícias direto do maior encontro global do setor varejista, em Nova York

Por | 15/01/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Notícias direto do maior encontro global do setor varejista, em Nova York

Alberto Serrentino e os consultores da Gouvêa de Souza & MD enviam, direto do Congresso da NRF - National Retail Federation - notícias sobre o maior evento de varejo do mundo. A consultoria especializada em varejo tem a maior delegação de brasileiro na 97th Annual Convention and Expo.

Serviços no Varejo
No primeiro dia de palestras da NRF, maior encontro global do setor varejista, que acontece  essa semana em Nova York, um dos destaques foi a oferta de serviços no varejo. Em uma das apresentações da Super Session (sessão diária que reúne os principais temas e palestrantes), foram citados vários exemplos de empresas que estão apostando na oferta de serviços aos consumidores em suas lojas de varejo. Um dos cases mais lembrados foi o da loja de eletrônicos Best Buy,  que criou uma sessão específica para fornecer aos seus clientes serviços de  instalação relacionados aos produtos comercializados. 

Cada vez mais próximos
Tecnologia tem sido a palavra de ordem na NRF deste ano. Desta vez não como um produto comercializado pelos varejistas, mas sim como uma ferramenta para estreitar sua relação com os consumidores. E a principal "arma" que vêm sendo ajustada para esta tarefa é o celular, que se transforma, cada vez mais, num eficiente elo de ligação entre lojista e cliente, como explica Alberto Serrentino, sócio sênior da consultoria Gouvêa de Souza & MD, que está acompanhando "in loco" as apresentações em Nova York. "A tendência é ampliar cada vez mais a atuação do celular como um importante aliado no relacionamento com o cliente. Vimos aqui o caso de um shopping que, através da consulta via celular, devolve em segundos para o consumidor todas as informações solicitadas, bem como o preço e as lojas onde ele pode encontrar o produto. Todos saem ganhando com esta agilidade", argumenta o consultor. 

Foco na web
Além do celular, o executivo também pôde constatar que a internet continuará sendo um importante canal de vendas, consultas e, especialmente relacionamento. "Neste Natal, o varejo americano, superou as mais pessimistas expectativas. Para baixo. Poucos foram aqueles que conseguiram se salvar. E foram menos afetados exatamente aqueles que têm uma filosofia diferente do varejo tradicional: os clubes de compras, as redes de descontos e de preços baixos e as redes de e-commerce. No último caso, o comércio por internet cresceu 20%, o que, num mercado maduro como o norte-americano, é bastante significativo", afirmou Serrentino.

FRCH Design Worldwide é destaque na NRF
A empresa americana de design FRCH Design Worldwide, responsável pela identidade visual do Boticário no Brasil e Starbucks, também é destaque na NRF (National Retail Federation) que ocorre até o dia 16 de janeiro, em Nova York. A empresa enumera cinco dicas para tornar as lojas um ícone importante na vida dos consumidores: comunicar claramente a marca, dar ênfase aos serviços, criar linguagem própria, oferecer produtos excitantes e abraçar as mudanças. Uma das novidades da 97ª edição da NRF é o "Design Estúdio" com soluções de ergonomia, acessibilidade e de aplicação de tecnologia em compras.

"Esta é uma tendência muito forte no mercado americano. Aqui no Brasil as empresas têm investido mais em imagem para ganhar o respeito e a admiração do consumidor na construção das marcas. Para ser reconhecida, a marca precisa despertar paixão no público nas lojas", afirma o sócio-sênior da Gouvêa de Souza & MD, Eduardo Macedo que está nos Estados Unidos participando da feira.

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss