Dia do Consumidor e não do consumismo, aponta IDEC | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Dia do Consumidor e não do consumismo, aponta IDEC

Data comemorativa deveria ser aproveitada pelas empresas para sanar problemas com os consumidores, em vez de se tornar mais um momento de estimulo às vendas no e-commerce

Por | 20/03/2014

rodrigo@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O Dia do Consumidor foi criado para lembrar a população de seus direitos enquanto compradores de produtos e serviços das diversas empresas. A data comemorada no dia 15 de março deveria servir para conscientizar as pessoas da necessidade de haver racionalidade no ato de consumo, mas este ano ela foi transformada em mais uma oportunidade para marcas estimularem vendas, destaca Carlos Thadeu, gerente técnico do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). A entidade critica a primeira edição do Dia do Consumidor Brasil, evento realizado na quarta-feira, dia 19, que ofereceu descontos de até 80% em diversos segmentos, por ter desvirtuado o trabalho de prevenção ao endividamento próprio da época.

O Idec ressalta que as empresas deveriam aproveitar o período para rever o Código de Direito do Consumidor e desenvolver medidas para sanar os graves problemas que causam aos clientes do e-commerce, como a falta de canais de comunicação com a empresa, as dificuldades para cancelar compras ou estornar valores cobrados indevidamente e os atrasos na entrega de produtos. "Anúncios e campanhas publicitárias de algumas empresas, sobretudo as de comércio eletrônico, têm ocupado os meios impressos e eletrônicos exortando o consumidor a aproveitar liquidações imperdíveis e o elogiando por seu dia", diz Carlos Thadeu.

A iniciativa desta data comemorativa foi da marca Buscapé Company, que aproveitou a semana do Dia Mundial do Consumidor, instituída pela ONU, para lançar mais promoções no e-commerce brasileiro. A ideia foi criar uma nova espécie de Black Friday, para aquecer as vendas no primeiro semestre. "É lamentável que esta oportunidade não tenha sido usada em benefício do consumidor, mas apenas em prol das próprias empresas", analisa Carlos Thadeu.

Consumo,Dia do Consumidor,Consumismo,Idec

Leia também: 5 modelos de promoções e descontos para vender mais no e-commerce. Dicas do Mundo do Marketing Inteligência, exclusivo para assinantes.

Varejo | Digital | E-commorce | planejamento estratégico

 

 

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss