Pesquisas online e offline têm mesmo resultado | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Pesquisas online e offline têm mesmo resultado

Presença do entrevistador não altera respostas em consultas quantitativas, segundo levantamento realizado com 400 pessoas e com patrocínio da Ipsos

Por | 14/03/2014

renata.leite@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Cerca de um terço de todas as pesquisas quantitativas feitas no mundo hoje recorre à internet para a coleta de dados. Nos Estados Unidos, as entrevistas online já superam aquelas feitas por telefone, chegando a 27% do total de consultas. Um estudo feito pela Escola de Comunicação e Artes e patrocinado pela Ipsos buscou desvendar os impactos da falta de um interlocutor sob as respostas dadas online. O resultado não encontrou influência significativa.

O estudo convocou 400 pessoas. Metade delas foi entrevistada pessoalmente e as restantes responderam a questionários online. Uma das hipóteses analisadas foi a de que a presença de um interlocutor poderia tirar a espontaneidade das pessoas, que passam a se ver pressionadas a cumprir um papel. Isso, no entanto, não foi confirmado. Houve consistência nos dados de ambas as amostras, indicando que a exclusão do entrevistador não influencia a resposta, pelo menos em pesquisas de marketing.

O estudo apresenta as respostas dadas pelos entrevistados quando questionados sobre a frequência do consumo de bebidas. Nas consultas off-line 8% disseram marcaram "todos os dias", ante 7% nas online. Outras opções registraram equivalência semelhante: 27% afirmaram "2 a 3 vezes por semana" na entrevista off-line ante 32% na online. Também foi abordada o conhecimento em relação a marcas.

Leia tambémEficácia das pesquisas online e offline. Pesquisa publicada no Mundo do Marketing Inteligência, exclusiva para assinantes.

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss