Franquias faturam R$ 115 bilhões em 2013, 11,9% a mais do que em 2012 | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Franquias faturam R$ 115 bilhões em 2013, 11,9% a mais do que em 2012

Setor reúne 2.703 redes. Empresas cujas unidades demandam baixo investimento se destacaram quanto a expansão e crescimento do faturamento no ano passado

Por | 11/03/2014

renata.leite@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O setor de franquias brasileiro comemora os resultados de 2013. As 2.703 empresas que atuam no país faturaram R$ 115 bilhões, 11,9% a mais do que no ano anterior, enquanto o desempenho do PIB foi de 2,3% no mesmo período. O crescimento de 11,4% no número de redes posiciona o Brasil na terceira colocação do ranking do World Franchise Council em número de marcas, atrás apenas da China e da Coreia do Sul. Em 2013, 277 novas franquias surgiram no mercado nacional. Os dados são de um levantamento realizado a pedido da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A maioria significativa das companhias em operação nasceu no país: 92,4% do total. O mercado estrangeiro, no entanto, ainda é pouco explorado por essas redes. Apenas 121 delas (4,8%) já conseguiram levar seus produtos e serviços para além das fronteiras nacionais. As empresas de fora do país seguem atentas ao mercado brasileiro, o que é comprovado pela entrada de 38 marcas no território em 2013, entre elas a imobiliária Coldwell Banker, a companhia do segmento de beleza Hypoxi e a rede de vestuário 7Camicie.

O Brasil ocupa a sexta posição em número de unidades franqueadas, segundo o World Franchise Council, atrás dos Estados Unidos, da China, da Coreia do Sul, do Japão e das Filipinas. Ao todo, as franqueadoras somam 114.409 unidades, concentradas significativamente no Sudeste, região que reúne 58,7% delas. No entanto, já ocorre uma dispersão das empresas pelos diversos estados brasileiros, impulsionadas em grande parte pela abertura de novos shopping centers. O Sul responde por 14,5% das unidades; o Nordeste, 14,5%; o Centro Oeste, 8%; e o Norte 4,3%.

88 mil novos postos de trabalho
O segmento de Esporte, Saúde, Beleza e Lazer apresentou o melhor resultado em ampliação do faturamento, com 23,9%. O Boticário, Ri Happy / PbKids, Farmais, Ótica Diniz e IGUI Piscinas foram as que mais se destacaram nesse quesito. Os demais setores que surgem no ranking de crescimento das receitas são: Hotelaria e Turismo (21,9%), Acessórios Pessoais (17,1%) e Alimentação (16,6%). O franchising criou no país 88 mil postos de trabalho, totalizando 1.029.681 empregos diretos e formais, 9,4% a mais do que em 2012.

As microfranquias, que exigem investimento inicial de até R$ 80 mil, registraram expansão acima da média tanto em número de unidades (29%) quanto em faturamento (31%). As 384 marcas respondem hoje por 5,11% da receita do setor, ao receberem R$ 5,9 bilhões no ano passado. Ao todo, são 17.197 unidades em operação.

franchising,franquia,abf

Leia também: Mercado de franquias super aquecido gera novas oportunidades, estudo do Mundo do Marketing Inteligência exclusivo para assinantes.

franquia,mercado,aquecido

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss