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Hábitos de consumo de beleza das brasileiras mostra diferentes perfis

Pesquisa mostra diferenças entre os perfis de mulheres telespectadoras, leitoras de revistas femininas e ouvintes de rádio. Emagrecimento e jovialidade são as metas

Por | 07/03/2014

luisa@mundodomarketing.com.br

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A preocupação das mulheres com a beleza impulsiona os investimentos publicitários no setor. Em 2013, foram R$ 11 bilhões aplicados em publicidade para produtos de cuidados pessoais, o que representa um crescimento de 39% em relação a 2012, de acordo com pesquisa do IBOPE. O levantamento levou em consideração os hábitos de consumo de mulheres brasileiras expectadoras de televisão, leitoras de revistas e ouvintes de rádio nas categorias de higiene e beleza. Apenas 31% do total das mulheres dizem não se preocupar com a beleza, contra 49% que afirmam gastar muito dinheiro com cosméticos e produtos para higiene pessoal.

Investimento publicitário por categoria

O principal ponto de contato das empresas com o público feminino ainda é a TV aberta: 35% das mulheres que assistem televisão regularmente afirmam que gostam de se destacar em locais públicos. Para alcançar este perfil, a indústria de maquiagem investiu nos canais abertos R$ 330 milhões em publicidade e R$ 43 milhões em ações de merchandising no último ano.

A indústria de colônias e perfumes movimentou mais de R$ 1 bilhão em divulgação, sendo 53% deste total destinado à TV aberta e 26% à TV por assinatura. Merchandising aparece com 12% dos investimentos, enquanto anúncios em revistas com 7% e sites com 2%. Já o setor farmacêutico voltado para produtos de emagrecimento totalizou um movimento de  R$ 83,5 milhões em anúncios.

Os produtos para cuidados com a pele, por sua vez, movimentaram R$ 777 milhões em publicidade em 2013, enquanto os medicamentos de tratamento para a pele representaram R$ 602 milhões de investimento.

Beleza para a conquista, emagrecimento e jovialidade

A aparência ainda é vista pelas mulheres como ponto fundamental para a conquista do sexo oposto e, por isso, 69% das expectadoras de TV consideram os atributos físicos fundamentais, enquanto 73% das leitoras de revistas femininas compartilham da mesma opinião. O emagrecimento é outro objetivo: 42% das leitoras de revistas dizem tentar emagrecer constantemente, entre as internautas este índice é de 40% e entre as ouvintes de rádio chega aos 38,5%.

53% das telespectadoras dizem tentar manter uma dieta balanceada, enquanto 37% das internautas dizem não ter tempo para preparar refeições saúdáveis. Na busca pela juventude, 24% das telespectadoras dizem que gastariam tudo o que tivessem em troca de parecerem mais jovens.  Entre as ouvintes de rádio, 65% consideram muito importante conservar uma aparência jovem.

O infografico da pesquisa do IBOPE está disponível no site da empresa.

Veja também nas pesquisas do Mundo do Marketing Inteligência: Potencial do Mercado de Beleza 2013

 

 

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