63% dos brasileiros acessam a internet pelo smartphone pré-pago | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

63% dos brasileiros acessam a internet pelo smartphone pré-pago

Nova edição do F/Radar, estudo sobre internet realizado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi com o Instituto Datafolha, aponta que celular é a porta de entrada para a web

Por | 06/01/2014

bruno.garcia@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Para 63% dos brasileiros que acessam a web pelo celular, a porta de entrada é um smartphone pré-pago. A nova edição do F/Radar, estudo sobre internet realizado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi em parceria com o Instituto Datafolha, aponta que 41 milhões de pessoas acessam a Internet pelo celular hoje no Brasil. Outros 19% dos usuários sequer possuem um plano de dados, ou seja, seu acesso à internet está condicionado ao uso do wi-fi nos locais em que se encontra. A facilidade de manuseio do aparelho e a conveniência de acessar a web em qualquer lugar são os dois principais fatores apontados para a preferência do acesso via dispositivo mobile. 

O uso de internet móvel cresceu 22,5% nos últimos oito meses, de acordo com o relatório. A pesquisa também indica que 3,8 milhões de brasileiros tiveram o seu primeiro contato com a Internet por estes dispositivos em 2013, número que deve continuar crescendo este ano. Entre a parcela que ainda não tem contato com a web, os principais motivos apontados são o fato de não possuírem um computador e acharem a internet algo "difícil ou complicado". 

Nas classes A e B, 81,5% das pessoas têm acesso à web. Este percentual cai para 53% na classe C e para 18% nas classes D e E. O estudo também aponta um diferença no nível de escolaridade dos usuários. Entre os indivíduos com nível superior, 91,5% usam a internet. No grupo com formação até nível médio, 76% possuem o acesso. Entre as pessoas que possuem o nível fundamental, apenas 25% acessam a grande rede. E embora smartphones e tablets representem a porta de entrada de muitos brasileiros para a internet, a maior parcela destes usuários usa estes dispositivos a partir deu sua casa, o que o estudo classificou como mobilidade fixa.  

Uso de redes sociais e "vovonautas"

Outro comportamento apontado pelo relatório é o uso da internet no local de trabalho: dois em cada cinco brasileiros utiliza o seu smartphone ou tablet para navegar na rede enquanto está no ambiente profissional, o que significa que as empresas não têm mais como controlar o acesso dos seus funcionários. Entre as redes sociais, o Facebook ainda aparece no topo da lista como a mais utilizada, mas 8% das pessoas já utilizam menos a plataforma e pensam em cancelar suas contas. Nos dispositivos móveis, as redes de mais destaque são Instagram e Whatsapp. A primeiro cresceu 12% em apenas sete meses e hoje 14% dos usuários de internet mobile possuem uma conta na plataforma. Já o Whatsapp possui a preferência de 12% dos internautas. O público da terceira idade é outro que ganha destaque entre os brasileiros com acesso à grande rede. A pesquisa aponta que o país já soma 4,8 milhões de "vovonautas", sendo que 20% deles possuem entre 55 e 59 anos, e 12% possuem 60 anos ou mais. 

 

smartphone,internet,celular,pré-pago,F/Radar

Aproveite e leia também: 10 coisas que você precisa saber sobre o jovem digital. Conteúdo exclusivo para assinantes + Mundo do Marketing. Acesse aqui.

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss