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Apesar da demanda, oferta de produtos eco-friendly ainda é limitada

Pesquisa diz que o brasileiro quer transferir a responsabilidade social para as marcas, ao invés de assumir atitudes e comportamentos sustentáveis

Por | 05/12/2013

pauta@mundodomarketing.com.br

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A consciência ambiental está aumentando entre os brasileiros e vem exercendo uma grande influência sobre as suas decisões de compra. Porém, há uma forte tendência entre os consumidores de transferir a responsabilidade ambiental para as empresas.

De acordo com a tendência do Mintel Inspire Moral Brands, os consumidores estão frequentemente sem tempo ou disposição para adotar uma atitude ambiental mais proativa e como resultado, esperam que as empresas adotem esta atitude por eles. Comprando seus produtos, eles estão efetivamente pagando as empresas para adotarem "boas práticas" em seu lugar. Esta atitude se confirma com os dados do relatório da Mintel Estilos de Vida Sustentáveis - Brasil, janeiro 2013 que indica que a quase totalidade dos brasileiros (94%) acredita que é responsabilidade das próprias empresas assegurar que seus produtos e operações tenham o menor impacto possível sobre o meio ambiente, e mais de 90% dos consumidores acreditam que as ações ambientais das empresas podem realmente ter um efeito positivo sobre o meio ambiente. Além disso, quase três em cada quatro brasileiros parariam de comprar um produto se soubessem que não é ecologicamente correto.

Considerando a importância do fator ambiental para os consumidores brasileiros, as marcas de produtos para lavar louça estão agregando alguns apelos ecológicos aos seus produtos, como surfactantes biodegradáveis, embalagens recicláveis e refis. De acordo com dados do GNPD, produto biodegradável foi o posicionamento mais presente entre os lançamentos de novos produtos para lavar louça de 2009-12, estando presente em quase metade dos novos produtos. O segundo posicionamento mais comum neste período foi o de embalagem biodegradável.

Apesar do grande número de produtos usando alguns atributos ecológicos, somente poucos destes produtos estão claramente posicionados como sendo produtos ecológicos, utilizando ingredientes naturais e biodegradáveis. Porém a pesquisa da Mintel revela que existe oportunidade para que um número maior de marcas se posicione como produtos ecológicos, utilizando uma maior quantidade de ingredientes naturais, uma vez que 93% dos compradores de produtos para lavar louça gostaria de ter mais opções de produtos que não agridam o meio ambiente/que possuam ingredientes naturais. Este desejo é ainda maior entre os consumidores de alta renda do que entre aqueles com renda mais baixa (95% AB vs. 88% DE), provavelmente porque os consumidores de classe alta/média alta podem pagar os preços mais altos, cobrados pelas marcas ecológicas, (em média quatro vezes mais caros que os detergentes regulares).

Apesar do alto interesse em produtos ecológicos, Isto sugere que os consumidores no Brasil estejam buscando um comprometimento mais profundo das empresas com a causa ecológica.

Como os consumidores brasileiros são céticos em relação ao posicionamento ecológico, com 81% dos consumidores afirmando que não acreditam que as empresas sejam tão "ecológicas" quanto dizem ser, de acordo com o relatório da Mintel Estilos de Vida Sustentáveis - Brasil, janeiro 2013, é importante que as marcas ecológicas tentem se diferenciar das demais, validando as suas credenciais ecológicas frente ao consumidor. Certificações que comprovem a utilização de ingredientes naturais estão sendo utilizadas por marcas internacionais para garantir ao consumidor um maior comprometimento com a causa ambiental. No Brasil esta prática ainda é pouco comum, porém as empresas que tiverem seu posicionamento validado por certificações se destacarão frente os consumidores.

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