Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

E-commerce movimenta R$ 424 milhões no Black Friday 2013

Busca Descontos mostra números oficiais da data, que cresceu 95% em relação a 2012. Instabilidade no acesso às lojas e estrutura ainda são desafios a serem superados

Por | 02/12/2013

bruno.garcia@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O Busca Descontos apresenta os números oficiais da Black Friday 2013: o balanço é de R$ 424 milhões em vendas, um valor 95% maior que o verificado no ano passado.  Apesar dos bons resultados, houve problemas, principalmente em relação à instabilidade e estrutura das lojas virtuais, principal motivo das queixas.  "O desafio é ter uma arquitetura adequada para dar conta deste grande volume de consumidores. É complicado pela estrutura que temos. A grande discussão que teremos para os próximos meses é como o varejo pode se preparar para isso", avalia Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos, em entrevista ao Mundo do Marketing.

O Reclame Aqui monitorou em tempo real os e-commerces e as questões publicadas pelos internautas, apontando Extra, Submarino e Ponto Frio como as mais reclamadas da data, com 7263, 593 e 477 chamadas criadas na plataforma. Americanas.com e Centauro ocupam as posições seguintes, com 406 e 250 queixas iniciadas. "Ainda estamos aguardando um balanço oficial do Reclame Aqui, mas pelo o que estamos vendo até agora, parece que houve uma diminuição do índice de reclamações", complementa Pedro Eugênio.

Os consumidores da região Sudeste responderam pela maior parte das vendas, 68%, seguidos de Sul e Nordeste, ambos com 12%, Centro-Oeste com 6%, e Norte com 2%.  Analisando o perfil socioeconômico dos compradores, os mais atraídos pelas ofertas foram os jovens e adultos de até 30 anos, que foram responsáveis por 45% dos pedidos. Já os consumidores entre 31 e 40 anos responderam por 29% das compras, enquanto as pessoas acima dos 41 anos foram responsáveis por 26% das aquisições. Ao todo, 109 lojas participaram da ação organizada pelo Busca Descontos. As categorias mais compradas foram Telefonia, Eletrodomésticos, Eletrônicos, Informática e Games.

Varejo e consumidores mais maduros
Os resultados da Black Friday são atribuídos a um maior amadurecimento do varejo e também dos e-consumidores. "O interesse cresceu por parte do brasileiro e cresceu também por parte das lojas. As pessoas começaram a procurar pela data bem antes do dia 29. Por parte do varejo, a participação aumentou muito. Esses dois fatores juntos contribuiram para o resultado que estamos vendo. Se continuarmos neste ritmo, em 2014 vamos ultrapassar o Natal", avalia Pedro Eugênio.

A organização da data admite que problemas aconteceram, mas eles não chegaram a afetar a credibilidade da marca Black Friday. "O consumidor está mais atento. Tivemos tanto no ano passado quanto este ano muitas reclamações sobre preços que aumentaram, mas em produtos que não estavam no Black Friday. Uma coisa é oscilação, e neste caso, a melhor resposta é não comprar na loja. Maquiagem de preços é subir o preço para depois oferecer com desconto no Black Friday. Isso é grave e precisa ser apurado. Mas as principais queixas realmente dizem respeito à instabilidade no acesso", avalia o CEO do Busca Descontos, em entrevista ao portal.

E-bit apresenta balanço
O faturamento apontado pela E-bit para a Black Friday é ainda maior que o do Busca Descontos. De acordo com a entidade, o e-commerce brasileiro cresceu 217% durante a data e teve um valor recorde em vendas de R$ 770 milhões, somando 1,9 milhão de pedidos feitos. O volume de pedidos foi cinco vezes maior que um dia comum e o ticket médio ficou em R$ 396,00. As categorias mais vendidas, segundo a E-bit, forami Telefonia/Celulares, seguida por Eletrodomésticos, Moda & Acessórios, Informática e Eletrônicos.

Aproveite e leia também: 6 dicas para ter sucesso na Black Friday. Conteúdo exclusivo para assinantes + Mundo do Marketing. Acesse aqui.


 





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss