Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Pesquisa

62 milhões de domicílios renovam linha branca em 2 anos

Brasil representa 7% do total de consumo de lavadoras, fogões e refrigeradores no mundo. Em 2013, país cresceu 20% em faturamento com eletroportáteis

Por Luisa Medeiros - 26/11/2013

Mais de 62 milhões de domicílios brasileiros renovaram lavadoras, fogões e refrigeradores nos últimos dois anos e um dos principais motivos é a redução do IPI, de acordo com uma pesquisa da GFK. Em 2012, o Brasil representava 7% do faturamento mundial da linha branca e 3% de eletroportáteis.O primeiro lugar em consumo de linha branca ficou com a região da Ásia e Pacífico, com 29% do total, enquanto a Europa ocidental lidera o ranking dos eletroportáteis, com 31%.

Em 2013, entre os meses de janeiro e agosto, o país aumentou 20% do seu faturamento na categoria de eletroportáteis, somando R$ 3,2 bilhões. Os itens com maior participação são preparadores de alimentos, responsáveis por 20%; ventiladores, com 14%; ferro, representando 9%; aspiradores, equivalendo a 7%; e pranchas de cabelo, com 6%. No mesmo período, a linha branca obteve um crescimento de 1,3% com R$, 14,8 bilhões. Outra categoria em crescimento são os produtos “satélite”, que aumentam o conforto mas não representam necessidades. Os artigos responsáveis pelos maiores índices neste período foram os minifornos, com 26%, cafeteiras, com alta de 17%, e cooktops, que cresceram 11% em faturamento.

Veja também nas pesquisas do +Mundo do Marketing: Panorama do mercado de linha branca no Brasil em 2013