Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Pesquisa

Brasileiros ainda consideram cuidar dos filhos uma tarefa das mulheres

Pesquisa encomendada pela Tempo de Mulher ao Instituto Data Popular revela que 54% dos homens consideram uma vergonha maridos que se dedicam apenas às atividades do lar

Por Bruno Garcia - 10/10/2013

Para 54% dos brasileiros, o homem que larga o trabalho para cuidar das crianças é motivo de vergonha e é avaliado como acomodado, e preguiçoso ou vagabundo. Apenas 11% dos homens consideram essa decisão um motivo de orgulho. Os números são de uma pesquisa do Data Popular para a empresa Tempo de Mulher. Por outro lado, a esposa que deixa o emprego para cuidar dos filhos tem o respeito de 78% dos homens brasileiros. Já em situação inversa,  um marido abandonando temporariamente a carreira para ficar com os filhos e assumir as responsabilidades do lar é malvisto por 42% do público masculino.

Nos últimos 20 anos, 10 milhões de mulheres passaram a integrar o mercado de trabalho, com uma renda que chega a R$ 1,2 trilhão por ano. Devido a esta mudança, o público feminino se vê mais sobrecarregado com os diversos papéis que desempenha ligados à família, profissão e estudos. Outro dado da pesquisa do Data Popular é o aumento no número de mulheres consideradas chefes da família. Há 20 anos, somente dois em cada dez domicílios tinham mulheres como responsáveis. Esta participação hoje é de 38%.

Aproveite e leia também: Mulheres não se sentem representadas na publicidade televisiva. Pesquisa exclusiva para assinantes + Mundo do Marketing. Acesse aqui.