Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Classes populares não veem smartphone como símbolo de status

Pesquisa da Consumoteca analisou os padrões de comportamento das classes emergentes com relação à tecnologia. Estudo mostra cinco perfis distintos de consumidores

Por | 03/10/2013

luisa@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Para as classes populares, o consumo de smartphone não é visto como aspiracional e nem símbolo de status, de acordo com uma pesquisa da Consumoteca que identificou os principais perfis de usuários e a forma como usam estes aparelhos. Aspectos como design, preço, promoção e novidade foram citados como os principais fatores para a escolha do smartphone. O Samsung Galaxy S3 é o preferido, mas tem como aspecto negativo o seu tamanho, enquanto o iPhone é o que tem menor aceitação neste segmento, pois seus aplicativos são apontados como pouco funcionais. Apesar do aumento na renda, o plano pré pago prevalece entre estes consumidores, embora os gastos com cartões das operadoras tenha aumentado, visando melhorar o desempenho da internet cujo principal uso são as redes sociais.

A pesquisa destaca ainda cinco diferentes perfis de comportamento com relação à tecnologia. O perfil Multi é antenado e utiliza maciçamente o aparelho. O Sonhador é um perfil de consumidor que está constantemente insatisfeito. O Empolgado é impulsivo e percebe a importância da tecnologia como um fator facilitador da comunicação e da diversão. O Funcional, por sua vez, se divide entre dois perfis, os tradicionais e os modernos, sendo que o primeiro utiliza o celular apenas para falar e o segundo para mandar e-mail, SMS e acessar algum site específico. Por fim, os Desligados são carentes de informação ou desinteressados por este tipo de tecnologia.

Aproveite e veja também:  O uso dos smartphones pelas classes populares. Pesquisa da Consumoteca disponível na íntegra apenas para assinantes + Mundo do Marketing. Acesse aqui.

 





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss