Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Critério Brasil: Classificação socioeconômica muda em 2014

Objetivo é atualizar parâmetros de acordo com a dinâmica da economia. Base passa a ser a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) desenvolvida pelo IBGE

Por | 17/09/2013

lilian@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A partir de janeiro do ano que vem, o modo de classificar a população brasileira em termos socioeconômicos sofrerá alteração. O objetivo das modificações é atualizar os parâmetros de acordo com a dinâmica da economia do país e, embora o critério continue fundamentado na posse de bens e acesso a serviços, a base passa a ser a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, a distribuição da população brasileira entre as classes econômicas será a seguinte: A (2,80%); B1 (3,60%); B2 (15,10%); C1 (20,60%); C2 (20,60%); D (22,80%); e E (14,50%).

O novo Critério Brasil levará em conta os dados dos 62 mil domicílios avaliados pela POF, aumentando a cobertura geográfica da amostra. Entre os produtos que deixaram de ser variáveis na posse de itens estão a televisão em cores, o rádio e o videocassete. Foram incluídos o microcomputador, a lava-louças, o micro-ondas, a motocicleta e a secadora de roupas. O peso para a posse de cada um deles também foi alterado. No grau de instrução do chefe da família, a mudança foi no peso dado para quem possui superior completo.

O novo critério foi baseado no artigo Socioeconomic Status and Consumption in an Emerging Economy publicado no International Journal of Research in Marketing pelos professores José Afonso Mazzon (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP) e Wagner Kamakura (Guqua School of Business - Duke University).
 

Novo critério  
​Classe

População  Brasileira​

​A ​2,80%
​B1 ​3,60%
​B2 ​15,10%
C1​ ​20,60%
​C2 ​20,60%
​D ​22,80%
​E ​14,50%



Aproveite e leia também: Classe média representa 65% da população das favelas. Conteúdo exclusivo para assinantes +Mundo do Marketing. Acesse aqui.





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss