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Angry Birds ganha versão Rock in Rio e pretende ampliar parceria

Torneio global online acontece durante as duas semanas do festival. Parceria faz parte do projeto de internacionalização do evento e deve se estender para produtos

Por | 02/09/2013

luisa@mundodomarketing.com.br

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O Angry Birds ganha uma versão inspirada no Rock in Rio. Ambientada na cidade do Rock, o jogo conta com elementos cenográficos como guitarras, o globo e a assinatura do festival com os personagens caracterizados com bonés do evento. O game inclui uma competição global entre os fãs no Facebook, o acesso pode ser feito por meio de tablets e smartphones com plataformas iOS e Android.  O torneio acontece em duas etapas com duração de uma semana cada, entre os dias 9 e 22 de setembro, e tem o objetivo de identificar o melhor jogador da edição.

A parceria faz parte da estratégia de internacionalização da marca Rock in Rio e se integra ao projeto de comunicação desenvolvido pela equipe do festival durante o ano em que a edição brasileira acontece. "Angry Birds vai nos ajudar a projetar ainda mais a marca de forma global. O digital não tem fronteiras, ou seja, o festival vai além dos países que o recebem. Se um jogador tiver um amigo que more no Japão, a marca chegará lá", diz Raul Azevedo, Diretor Comercial do Rock in Rio, em entrevista ao Mundo do Marketing.

A Rovio, produtora finlandeza proprietária da marca Angry Birds, considera a parceria uma oportunidade de ampliar seu alcance entre os fãs brasileiros. "Quando vimos que o Brasil é o segundo maior mercado de Facebook do mundo, escolhemos nos aliar ao Rock in Rio e surpreender. Assim é possível juntar os fãs do jogo e do festival em um só ambiente e atingir novos públicos", comenta Michele Tobin, Manager, Brand Partnerships & adversiting Global da Rovio, em entrevista ao portal.

Presença na cidade do Rock e produtos licenciados
A divulgação da parceria acontece no Facebook por meio do envio de convites para torneios semanais, power-ups e compartilhamento de placares entre amigos. Durante os dias do evento, telões espalhados pela cidade do Rock exibirão vídeos convidando os participantes a jogarem. "65% da população brasileira têm smartphones. Este é um público para os jogos e com isso geramos mais conteúdo e entretenimento aliados à marca Rock in Rio no digital", aponta o Diretor comercial do Rock in Rio.

A parceria deve se ampliar também para a Oi. O Rock in Rio estuda a integração da patrocinadora no segmento de telefonia para ações em conjunto. A diretoria do evento analisa também a possibilidade de produzir uma coleção especial de produtos Rock in Rio em parceria com a Rovio.  "Estamos testando aceitação da parceria entre as duas marcas por parte dos consumidores. Consideramos a possibilidade de fazer testes com camisetas e bonés que tragam Angry Birds junto com o Rock in Rio. Mas a estratégia ainda precisa ser definida junto às empresas que produzem os produtos e nosso departamento de Marketing", complementa Raul Azevedo.

A possibilidade desperta o interesse da produtora de games que vê a chance de se apropriar da longevidade atribuída ao festival. "Na Finlândia, temos a soda do Angry Birds que é um sucesso. Mas no Brasil ainda estamos começando, não temos os 28 anos de história que o Rock in Rio possui, por isso a ideia dos produtos é bem interessante", comenta Michele Tobin, em entrevista ao Portal.

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