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Club Med traz veleiro para o Brasil e investe R$ 26 milhões só no Rio

Rede inaugura ainda novo Centro de Convenções do Village Rio das Pedras e aumenta o foco no público corporativo, que representa 16% das vendas no mundo e 55% no Rio

Por | 03/07/2013

bruno@mundodomarketing.com.br

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Club Med traz veleiro para o Brasil e investe R$ 26 milhões só no RioAlheio ao esfriamento da economia brasileira, à alta inflacionária, ao câmbio e à crise nos países europeus, o Club Med está com o pé no acelerador no Brasil. Em 2012, seus três villages no país tiveram a maior taxa de ocupação na América Latina com 81% e, em dois anos, a rede está investindo R$ 26 milhões somente no Village Rio das Pedras. Sem contar a passagem do veleiro Club Med 2 pelo Rio de Janeiro, Salvador e Ilhéus na temporada de janeiro e a nova campanha de comunicação com 60% do investimento em internet.

Ao todo, a rede tem 100 mil clientes no Brasil e 40% das vendas são corporativas. Só no Rio de Janeiro, a parcela empresarial é de 55%, número que motivou a construção de um novo Centro de Convenção com capacidade para mil pessoas e a reforma do restaurante principal do Village Rio das Pedras. O resort também aumentou o número de quartos para 346 e reformou outros 120 no padrão Deluxe, unindo luxo e conforto, características da Piscina Calma inaugurada ano passado.

Club Med traz veleiro para o Brasil e investe R$ 26 milhões só no RioTanto otimismo tem uma justificativa, o foco no turismo Premium. "Nossos clientes são 4,5% da população brasileira e nosso posicionamento não é vender quartos, mas sim felicidade", afirma Janyck Daudet, Diretor-Presidente da operação no Brasil. Os clientes nacionais, inclusive, não querem só praia. "Houve um crescimento de 50% de brasileiros em nossos villages de neve", conta Daudet durante coletiva que precedeu a inauguração do novo centro de convenções.

Para incentivar ainda mais consumidores, uma nova campanha de comunicação mundial foi lançada. Baseado no posicionamento de férias de alto padrão, a nova fase da estratégia da marca tem como foco a interatividade e o mote "O que é felicidade para você?". "É uma campanha que envolve todos os meios, mas ela é forte nas redes sociais", explica Carolina Correia, Diretora de Marketing do Club Med América Latina. "60% do investimento está na internet e, destes, 30% é em redes sociais", diz em entrevista ao Mundo do Marketing.

Ainda que mais brasileiros passem suas férias nos 80 villages do Club Med no mundo, a China está caminhando para se tornar o segundo maior mercado da rede em 2015, principalmente após a inauguração do Village Guilin, focado em alto padrão. Mas ainda há espaço para crescer no Brasil. Por aqui, é esperado para dezembro de 2015 a abertura do Village Peró, entre Cabo Frio e Búzios, no Rio de Janeiro.

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