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Danone cria programa de fidelidade e dará até 90% de desconto em itens

Ao se cadastrar, consumidores podem informar código das embalagens dos produtos e acumular pontos para ter acesso a benefícios. Sistema de cuponagem é 100% digital

Por | 02/07/2013

anapaula@mundodomarketing.com.br

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Danone,programa de fidelidade,relacionamento,CRMA Danone cria o programa de fidelidade Mais Danone para fidelizar o consumidor e obter mais informações sobre ele. A iniciativa servirá como ferramenta de CRM para a empresa, que pretende customizar suas ações de Marketing a partir dos dados colhidos sobre os hábitos de compra. A expectativa é contar com a participação de cerca de 1 milhão de lares no primeiro ano do programa.

A ideia surgiu a partir da percepção dos profissionais de Marketing da companhia de que este tipo de programa não é comum no setor de bens de consumo, mas que tem se tornado cada vez mais relevante para os clientes. Além disso, o programa surge para combater o problema do baixo consumo da categoria no Brasil.

No país, gira entorno de 6,8 kg per capita, enquanto que em países como Argentina é de aproximadamente 15 kg per capita e em países da Europa supera 30 kg per capita. "Precisávamos de uma ferramenta que pudesse ajudar a desenvolver a categoria e incentivar o consumo de vários produtos dentro do mix da marca", explica Rodrigo Matheus, Gerente de Mídia e Marketing Digital da Danone, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Ao se cadastrar no Mais Danone, a pessoa pode ter acesso a alguns benefícios, como descontos em parceiros de serviços e de produtos - como Centauro.com e Extra.com -, participação em sorteios e descontos de até 90% em produtos da companhia. Para ter acesso às vantagens é preciso comprar os itens Activia, Actimel, Danoninho, Densia, O Verdadeiro Danone, Danette, Danup e Corpus. Cada um equivale a pontos que podem ser trocados pelos benefícios.

Para isso, o consumidor deve inserir o código da embalagem no site e acumular a pontuação. O sistema de cuponagem é 100% digital, o que permite que o usuário não precise imprimir os dados para ter acesso a descontos. Só é necessário informar o CPF nos pontos de troca participantes. "A ideia é facilitar o processo. Criamos uma mecânica simples e que ao mesmo tempo evita fraudes. O grande ponto é usar toda a inteligência disponível para oferecer soluções mais adequadas ao consumidor", destaca Rodrigo Matheus.

Um dos desafios é o fato de a cultura de cuponagem não estar enraizada na cultura dos brasileiros como está em outros países. "Tem uma questão de maturidade do mercado que temos que enfrentar. Outra questão é que a indústria como um todo sempre avaliou o comportamento de massa, então conhecer o comportamento individual é uma forma de a marca se diferenciar", avalia o Gerente de Mídia e Marketing Digital da Danone.

Veja também a pesquisa Confiança do Consumidor Brasileiro e o impacto nas compras.
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