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Profissionais de Marketing têm comportamentos de consumo específicos

Pesquisa da Exact Target ajuda marcas a evitarem influências pessoais no desenvolvimento de comunicação. Especialistas são mais engajados nas redes sociais

Por | 14/06/2013

luisa@mundodomarketing.com.br

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Os profissionais de Marketing têm comportamentos diferentes dos outros consumidores na hora de escolher marcas e produtos. Enquanto 51% dos consumidores brasileiros possuem smartphone, entre os especialistas de Marketing, esta parcela passa para 90%, de acordo com a pesquisa Marketeiros são de Marte, da Exact Target. O estudo contrasta as preferências e os comportamentos destes profissionais em relação a dois grupos de consumidores: aqueles que têm smartphones e os que utilizam celulares sem acesso à internet. O levantamento ajuda as marcas a avaliar  o melhor desempenho em canais digitais e evitar influências pessoais do profissional no desenvolvimento das comunicações.

Entre as diferenças apontadas pela Exact Target está o perfil de interação destes grupos na internet, o que auxilia na opção pelos canais de divulgação. A maioria dos profissionais de Marketing possui engajamento em redes sociais maior do que  a média identificada entre outros internautas. Este fato pode gerar um grande impacto sobre como, onde e quando investir para atrair consumidores. Os números da pesquisa mostram que 98% daqueles que trabalham com Marketing utilizam e-mail, 96% dos consumidores que possuem smartphones e 90% das pessoas que têm outros celulares também usam essa ferramenta.

As diferenças se estendem para o Facebook, já que 86% dos profissionais de Marketing curtem páginas, contra 66% dos usuários de celulares com acesso à internet e 51% das pessoas que não usam conexão mobile. No Twitter, os resultados são ainda mais heterogêneos: 61% dos profissionais seguem marcas por meio da plataforma. Entre os proprietários de smartphones, 17% utilizam a rede social e apenas 6% daqueles que utilizam celulares simples costumam acessar o site.

Outro aspecto destacado pelo estudo é o perfil de compras online e de relacionamento com as marcas pelo meio digital. Os números mostram o e-mail como a ferramenta de comunicação mais consolidada, confiável e estável, se mantendo com 93% de penetração entre os consumidores desde 2010. Seguido pelo Facebook, que teve crescimento de 20% em número de usuários nos últimos três anos. Os dois são os canais preferidos por diferentes tipos de pessoas: profissionais de Marketing, internautas mobile e os que acessam a internet apenas de aparelhos fixos.

As mensagens de e-mail Marketing ganham ainda mais destaque, com 49% de preferência entre as pessoas que navegam apenas por meio de computadores. Para aqueles que trabalham com Marketing, o principal ponto de contato também é a caixa de e-mail, com 45% da preferência, seguido pelas fanpages com 21%. O perfil se assemelha a dos consumidores que usam internet no celular: 36% deles gostam de receber e-mail de marcas e 31% preferem o Facebook como canal. 

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