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Avon mira em conveniência com nova linha de dermocosméticos

Marca lança Renew Clinical, linha composta por três itens: creme para noite, sérum e loção para os olhos. Empresa quer desmistificar tratamento facial

Por | 16/05/2013

bruno.garcia@mundodomarketing.com.br

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A Avon oficializou hoje, dia 16, a sua entrada na categoria de dermocosméticos com o lançamento da linha Renew Clinical Dermocosméticos. A empresa aproveita para comemorar os 20 anos da marca Renew no mercado nacional, mas tem o desafio de reeducar o consumidor. O segmento de cuidados para o rosto cresceu 56% entre 2006 e 2012, mas ainda há muito espaço para ser ocupado: somente dois em cada 10 brasileiros utilizam produtos com esta função, enquanto em outros mercados latinos esta relação chega a oito em cada 10. Além do aspecto cultural, a empresa pretende tornar os cuidados faciais menos complexos e para isso propôs produtos pensando também na conveniência do usuário.

Em pesquisa realizada pela companhia com consumidoras, as principais queixas apontadas para a não utilização desta categoria de produtos são, além do preço, a dificuldade de incluir na rotina diária o hábito de usar cremes faciais e a não percepção de valor nestes itens. "As pessoas se queixam da quantidade de produtos necessários para atingir o resultado e também não enxergam os benefícios das fórmulas específicas para o rosto. Por isso acabam usando outros cremes para esta finalidade", explica Fernanda Braga, Gerente de Marketing da Avon Brasil.

A Renew Clinical possui apenas três itens, mas que não precisam ser usados obrigatoriamente em conjunto: creme para noite, sérum e loção para os olhos. A convergência de todo a fórmula em poucos produtos é uma tentativa de desmistificar o tratamento facial junto ao público. A empresa também está investindo na comunicação com seus 1,5 milhão de vendedores, através da revista destinada a eles e com treinamentos. "Estamos trabalhando forte com nossos revendedores. Todo o material foi desenvolvido usando uma linguagem bastante simples para eles e também para os nossos consumidores. Queremos que as pessoas percebam o valor e entendam como funcionam as novidades", conta Fernanda Braga, em entrevista ao Mundo do Marketing.

O investimento em dermocosméticos nasce de uma parceria com a farmacêutica NeoStrata e a nova linha traz uma fórmula exclusiva com o composto chamado A-F33, que age reativando a produção de colágeno na pele e reduzindo as rugas e os sinais de expressão. Os lançamentos estão com preços promocionais: o sérum vai de R$ 89,99 para R$ 59,99; o creme para a noite, de R$ 59,99 para R$ 39,99; e a loção para os olhos de R$ 43,99 para R$ 29,99.

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