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Anvisa libera venda de alimentos e bebidas em farmácias

Agência reguladora permite que estabelecimentos disponibilizem produtos como bolachas e refrigerantes. Desde 2009, somente itens relacionados à saúde podiam ser comercializados

Por | 02/04/2013

anapaula@mundodomarketing.com.br

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A Anvisa autoriza as farmácias a atuarem como lojas de conveniência por meio da comercialização de alimentos e bebidas sem álcool. A resolução da Diretoria Colegiada da Agência n° 17 publicada no Diário Oficial da União ontem, dia 1, permite que os locais disponibilizem produtos como bolachas, refrigerantes e sucos. Em 2009, a agência reguladora proibiu a venda de itens que não estivessem diretamente relacionados à saúde, o que foi contornado pelos representantes do setor em 2010 com uma liberação concedida junto à justiça.

Além dos alimentícios, agora as farmácias podem comercializar plantas medicinais, cosméticos, perfumes, produtos de higiene e uma gama maior de medicamentos, como os preparados no próprio estabelecimento. A medida interessa a algumas empresas internacionais que têm investido no país, como a americana CVS Caremark Corp, que recentemente comprou a brasileira Onofre.

Nota da redação:

Ao contrário do que o Mundo do Marketing e outros veículos de comunicação informaram, a Anvisa não autorizou a venda de alimentos nas farmácias de forma generalizada. Segundo a Resolução da Diretoria do Colegiado nº 17/2013 publicada ontem, dia 1, o comércio de produtos alimentícios deve atender aos requisitos da prática regulada pela resolução de 2009, o que faz com que permaneça a autorização apenas para a venda de alimentos especiais necessários a pessoas com determinados problemas de saúde, como diabetes e alergia à lactose. Caso a farmácia tenha interesse em vender itens mais amplos, como refrigerantes e snacks, é necessário fazer um pedido judicial para o estabelecimento. Veja no link

 

Anvisa,farmácias,alimentos,bebidas,autorização

 

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