Brasileiro está mais endividado, mas continua comprando | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Brasileiro está mais endividado, mas continua comprando

Classes C, D e E ainda elegem como principais itens de desejo de consumo bens duráveis como câmeras digitais, microondas, geladeira duplex, computador e máquina de lavar

Por | 14/09/2012

bruno.garcia@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Mais da metade dos lares brasileiros encerrou 2011 com dívidas. Pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel aponta que 52% das famílias gastaram mais do que ganharam (em 2008, este índice era de 49%). Apesar disso, 45% esperam realizar novas compras até o final deste ano. As famílias brasileiras estão gastando mais com habitação, lazer, transporte e vestuário. Estes itens tiveram acréscimo de 15%, 14%, 11% e 10%, respectivamente, entre 2010 e 2011. Em compensação, os gastos com alimentação foram reduzidos.

O estudo dividiu a população em três grupos: enforcados, que gastam além do que ganham; equlibristas, que vivem no limite de sua renda e não possuem reservas para o futuro; e os afortunados, aqueles que conseguem formar reservas financeiras. Entre os enforcados, em sua maioria estão indivíduos com até 29 anos e casais com crianças pequenas, representando 27% dos brasileiros. Este grupo representa 31% de tudo o que é gasto no país. Os equilibristas representam 49% das pessoas e os afortunados, 25%, sendo que estes grupos são responsáveis por 50% e 19% dos gastos.

Eletrodomésticos são desejo de compra
Para 40% das famílias, bens de consumo duráveis ainda são itens de desejo: na média, câmeras digitais, micro-ondas, geladeira duplex, computador e máquina de lavar são as compras mais desejadas, um reflexo direto do maior poder de compra das classes D e E. Nesta faixa de renda, 68% das famílias pretendem adquirir estes itens.

Na classe C, a lista é composta por TV a cabo, filmadora, ar condicionado, freezer e aspirador de pó, com 40% das famílias dispostas a comprar. Nas faixas de renda mais altas (classes A e B), filmadora, home theather, secadora e lava louças lideram a lista, com 16% das famílias dispostas a adquirir estes bens até o final deste ano. 

classe C,classe D,classe E


 

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss