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Pesquisa revela o descaso das empresas de telefonia com reclamações dos consumidores

Por | 23/10/2007

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Pesquisa revela o descaso das empresas de telefonia com reclamações dos consumidores

Na hora de oferecer produtos e serviços, a maioria das empresas de telefonia, fixa ou celular, não medem esforços nem gastos com vendedores. São adicionais, planos, aparelhos grátis, pacotes, entre outros. O problema começa quando acontecem atrasos na instalação, ligações desconhecidas debitadas na conta, entre muitas outras reclamações. É aí que o consumidor percebe a venda é completamente diferente da pós-venda. A maioria dos insatisfeitos gasta horas nos telefones direcionados para reclamações, mas normalmente, o problema demora para ser resolvido.

Dados do Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br), site de encontro de consumidores brasileiros descontentes, mostram que, na qualidade do atendimento e atenção aos clientes, as empresas de telefonia estão entre as piores do país, na opinião de 130 mil consumidores cadastrados. A pesquisa revelou que estas empresas respondem, em média, a apenas 4% das reclamações e demoram mais de seis dias para dar retorno. Segundo Maurício Vargas, diretor do site, o levantamento foi baseado em 6 mil empresas de vários setores que tiveram reclamação registrada no site. 

No levantamento feito de 2002 até outubro deste ano, o sistema apontou quase todas as empresas de telefonia fixa e móvel entre as que mais desagradaram seus clientes e as que mais ignoraram reclamações. Na telefonia móvel, a operadora Vivo teve 1567 reclamações e respondeu apenas 54, um índice de 3,4%. A Brasil Telecom GSM teve 214 reclamações e respondeu somente 8, índice de 3,7%. Na mesma linha está a TIM GSM, que teve 1333 reclamações e respondeu 52, índice de 3,9%. Quem respondeu um pouco mais foi a Oi, que teve 499 reclamações e respondeu 82, índice de 16,4%. A operadora Claro foi a única exceção, pois das 1277 reclamações, respondeu 1274 e marcou índice de 99,8%.

Na telefonia fixa o quadro não muda muito. A Telefônica teve 971 reclamações e respondeu somente 60. A Brasil Telecom recebeu 455 e respondeu apenas 50. A Telemar é a que tem o pior índice de todas: até hoje, não respondeu nenhuma reclamação.

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