Leitura de e-books no Brasil alcança 9,5 milhões de pessoas | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Leitura de e-books no Brasil alcança 9,5 milhões de pessoas

Pesquisa ?Retratos da Leitura no Brasil?, feita pelo do Ibope Inteligência, mostra que mesmo com a expansão do formato digital brasileiros não acreditam no fim do livro tradicional

Por | 19/06/2012

isa@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A penetração da leitura de e-books no Brasil já passa de 9,5 milhões de pessoas, número que representa 5% de toda a população. O índice é parte da terceira edição da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", do Ibope Inteligência, e mostra ainda que a maioria destes leitores é formada pelo sexo feminino, com ensino superior e faixa etária entre 18 e 24 anos.

Dividindo por região, o Centro-Oeste concentra 9% dos leitores digitais, seguido pelo Sudeste, com 6%, Sul e Norte, com 5% cada e Nordeste, com 4%. Entre as classes sociais, a A aparece como maior consumidora, com 21%, seguida pela classe B, com 11%, e C, com 4%.

Apesar da expansão, 82% dos brasileiros ouvidos afirmaram nunca ter lido um e-book. Em relação ao conhecimento do formato, 45% dizem desconhecer totalmente a possibilidade de leitura digital, 25% afirmam que nunca ouviram falar, mas gostariam de conhecer, e 30% já escutaram algo sobre os e-books. Dos que tiveram acesso aos livros digitais, 54% "gostaram muito", 40% "gostaram um pouco" e 6% disseram não ter gostado. Perguntados se poderiam vir a usufruir da tecnologia, 48% responderam que sim.

Livros digitais x impressos
Outros dados que mostram possibilidades de penetração dos e-books no cotidiano do brasileiro estão relacionados à média registrada entre as faixas etárias jovens. Entre 11 e 13 anos, o percentual total de uso foi de 5%. Já entre os entrevistados de 14 e 17 anos, este patamar ficou em 7% e de 18 a 24 anos, a melhor média, de 12%.

O estudo do Ibope também fez um comparativo entre livros impressos e digitais, e mostra que 52% acreditam que o formato tradicional nunca vai acabar e conviverão igualmente com os e-books. Destes, 17% acreditam que os impressos continuarão, mas em pequenas edições, porém 7% afirmam que é uma questão de tempo para que os livros no papel deixem de ser publicados e outros 7% constatam que os digitais serão sempre para poucos interessados.

Entre os livros comprados nos últimos três meses, em primeiro lugar aparecem os livros em geral, incluindo os digitais. E neste índice se excluem os didáticos e os de literatura indicados pela escola.

E-books,livro digitais,Ibope Inteligência,livros tradicionais


 

Comentários


Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss