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Banco Central obriga bancos a criarem ouvidoria

Por | 01/10/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

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Banco Central obriga bancos a criarem ouvidoria

Entrou em vigor nesta segunda-feira uma resolução do Banco Central que determina que todo o setor bancário ofereça o serviço de Ouvidora para os clientes entrarem em contato caso as suas reclamações não tenham sido solucionadas pelos meios tradicionais, como o SAC. A Nossa Caixa e o Santander anunciaram hoje que seus canais estão em funcionamento a partir de hoje. Já o Itaú informa ter uma Ouvidoria há dois anos.

Na Caixa, o departamento funciona como a segunda instância, as reclamações devem ser registradas na Central de Atendimento ou nas agências. O setor também vai acolher registros oriundos do Banco Central, órgãos de defesa do consumidor e Febraban. Os contatos da Ouvidoria da Nossa Caixa são 0800-770-6884, (11) 3242-7039, ouvidoria@nossacaixa.com.br e Caixa Postal, 503 - CEP: 01009-972 - São Paulo/SP.

No Santander, haverá 25 profissionais trabalhando na Ouvidoria, com capacidade para atender até 5 mil reclamações por mês. As manifestações dos consumidores serão acompanhadas sempre pela mesma pessoa e haverá uma auditoria interna todo mês para avaliar o desempenho do departamento, que pode ser acionando pelo telefone 0800 726-0322.
 
Em dois anos de funcionamento, a ouvidoria do Itaú já atendeu 10 mil clientes. Segundo a empresa, 82% dos casos foram solucionados de acordo com as expectativas do cliente. Com a norma do Banco Central em vigor, o departamento do banco sofrerá ajustes operacionais para atender às novas demandas.

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