Demanda do consumidor por crédito cresce 7,5% em 2011 | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Demanda do consumidor por crédito cresce 7,5% em 2011

Aumento da procura foi alavancado pelos consumidores de baixa renda. A região Nordeste lidera pelo segundo ano consecutivo na busca pelo serviço no Brasil

Por | 10/01/2012

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A procura do consumidor por crédito cresceu 7,5% em 2011 no Brasil. O dado é do Indicador Serasa Experian e reflete uma desaceleração em relação ao desempenho de 2010, que tinha registrado alta de 16,4%. Em comparação ao mês de novembro de 2010, a busca por crédito avançou 4,6% em 2011. Já em dezembro de 2010, houve um recuo de 4,6% na demanda.  

O desempenho mais fraco na busca pelo crédito em 2011 se deve a alguns fatores como a alta das taxas de juros no fim de agosto do ano passado. Segundo a Serasa Experian, os motivos foram o maior nível de endividamento dos consumidores, alta da inflação, o aumento da inadimplência e o agravamento da crise financeira na Europa.

Os consumidores de baixa renda alavancaram procura por crédito em 2011. Os avanços foram de 20% para aqueles cujo rendimento mensal é abaixo de R$ 500,00 e de 8,7% para os que ganham entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00 por mês. A diminuição da informalidade no mercado de trabalho beneficiou os consumidores da base da pirâmide, que passaram a dispor de maior acesso ao mercado de crédito.

No ano passado também se destacou a parte da população de rendimento mensal entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00, com um aumento de crédito em 10,5%. As demais faixas de rendimento mensal apresentaram variações positivas na busca pelo crédito em 2011, no entanto, a taxa foi abaixo da média de crescimento.

O Nordeste registrou o maior aumento no Brasil com 11,7%. Pelo segundo ano consecutivo, os consumidores da região lideraram a busca por crédito, já que no ano anterior o índice de desenvolvimento tinha sido de 17,7%. No Centro-Oeste, a evolução também foi acima da média nacional (8,9%) e nas demais localidades do país, as taxas de expansão situaram-se abaixo da média brasileira.

Aumento de Crédito, Seara Experian

Comentários


Acervo

Pesquisar por Tags

Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss