Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Um em cada quatro brasileiros já fez trabalho voluntário, diz pesquisa

Estudo do Ibope para a Rede Brasil Voluntário traça o perfil das pessoas que se dedicam ao voluntariado no país. A maioria é mulher, casada e pertence à classe C

Por | 19/12/2011

sylvia@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Um em cada quatro brasileiros com mais de 16 anos já realizou algum trabalho voluntário, segundo informações da pesquisa da Rede Brasil Voluntário, realizada pelo Ibope Inteligência. O valor corresponde a cerca de 35 milhões de pessoas e, destes, 11% exercem alguma atividade voluntária no momento, contra 14% que não atuam no voluntariado.

A pesquisa foi realizada em dois momentos. A primeira fase, em junho de 2011, entrevistou duas mil pessoas para conhecer a participação da população em ações voluntárias e contribuir nos critérios de seleção dos respondentes da etapa seguinte. Em novembro, apenas brasileiros que atualmente realizam alguma ação - um total de 1.550 pessoas - participaram, com o objetivo de conhecer o perfil do voluntariado brasileiro.

Deles, 53% são mulheres e 47% homens, com uma média de idade de 39 anos, sendo 47% casados e 42% solteiros. Ainda segundo o levantamento, a maioria dos voluntários (62%) tem filhos. A classe C corresponde a 43%, seguida pela A (40%) e DE (17%). Dentre os voluntários, 38% têm Ensino Médio completo ou superior incompleto e outros 20% já se graduaram na universidade.

A pesquisa também aponta que, dos que exercem ou já exerceram o voluntariado, 67% trabalham fora, 51% em tempo integral e 16% em meio período. Em média, o tempo em que exercem o serviço é de cinco anos: os mais jovens, de 16 a 29 anos, são voluntários há menos tempo (3,2 anos), enquanto os de 30 a 49 anos se dedicam à função por um período médio de 5,4 anos.

Para 67%, o que motiva é "ser solidário e ajudar os outros". Outros 32% dizem querer "fazer a diferença e melhorar o mundo", empatados com 32% que seguem motivações religiosas. Dos entrevistados, 87% declararam que estão totalmente motivados em continuar a exercer o trabalho voluntário.

O estudo indica que os voluntários estão conectados. A maioria (87%) tem celular, 64%, computador, 62% usam a internet e 53% acessam redes sociais. Há ainda uma pequena parcela (2%) que realiza o serviço voluntário à distância.

voluntário,pesquisa,brasil,ibope





Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss