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Brasileiros preferem fast food aos restaurantes tradicionais

Pesquisa da Shopper Experience recolheu informações sobre os hábitos dos consumidores do país em relação ao serviço de alimentação. McDonald's, Subway e Burger King se destacam com lojas

Por | 14/12/2011

claudio@mundodomarketing.com.br

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Cerca de 74% dos brasileiros afirmam que preferem ir a fast food ao invés dos restaurantes tradicionais. A informação é da pesquisa Fast Food no Brasil, conduzida pela Shopper Experience, com mais de cinco mil de consumidores do país entre 18 e 55 anos. O levantamento indica que o sabor dos alimentos é o fator que mais atrai os consumidores (56%), seguido pela higiene e organização do local (27%). Apesar de apenas 3% dos entrevistados considerarem o elemento preço decisivo, 23% dos participantes afirmam que este é um dos fatores que precisam ser melhorados nas redes de fast food.

Entre os restaurantes mais frequentados pelos consumidores brasileiros aparece em primeiro lugar o McDonald´s (44%), seguido por Subway (17%), Burger King (8%) e Habib´s (7%). As lojas instaladas em shopping centers são a preferência para a maioria dos entrevistados (70%), a frente dos pontos de venda nas ruas (25%) e dentro de estabelecimentos comerciais (5%). Em relação à frequência de consumo nestes restaurantes, cerca de 28% dos brasileiros fazem refeições mais de uma vez por semana, 27% vão apenas uma vez no mesmo período e 20% visitam os estabelecimentos uma vez a cada quinzena.

Um total de 13% freqüentam redes de fast food ao menos uma vez por mês e 2% afirmam nunca consumir os alimentos vendidos nestes locais. A maioria dos pedidos é realizada nas lojas e praças de alimentação (85%), seguidas pelo drive-thru (9%) e pelo delivery (6%). O tempo de espera foi outro elemento abordado pela pesquisa. Segundo os resultados, 48% dos consumidores aguardam até cinco minutos na fila e 32% esperam entre seis e 10 minutos. Outros 9% dos entrevistados exigem atendimento imediato. Para 86% dos participantes, as redes de fast food deveriam oferecer mais variedade nos cardápios.

Além do tempo de atendimento, a disponibilidade de mesas é outro aspecto importante para decisão de compra dos consumidores. A maioria dos entrevistados (86%) já deixou de fazer uma refeição em um restaurante por não haver locais para se sentar.

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