Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Mercado

Varejo brasileiro será destaque na NRF 2012

Mercado nacional tem crescido em importância para investidores estrangeiros, que, no entanto, ainda encontram dificuldade em compreender a sua dinâmica

Por Cláudio Martins - 05/12/2011

Nos últimos anos, o Brasil vem ganhando destaque no mundo, não somente pelas belas paisagens e pelo Carnaval, mas também pelo desenvolvimento econômico e expansão dos consumidores emergentes. Estas tendências têm sido observadas pelos varejistas do mundo inteiro, sobretudo dos Estados Unidos, que têm procurado cada vez mais informações sobre o mercado brasileiro.

As oportunidades e desafios, não apenas do varejo nacional, mas em nível global, são temas da National Retail Federation 2012 (NRF 2012), que deve contar com uma delegação de mais de 1.000 executivos brasileiros e terá cobertura exclusiva no Mundo do Marketing. Entre os profissionais que participarão do evento está Alberto Serrentino, Sócio Sênior da GS&MD Gouvêa de Souza, que compartilha um pouco da sua visão sobre o mercado brasileiro.

“O varejo no Brasil ainda está muito fragmentado e regionalizado. Existem poucas cadeias nacionais, a maioria de vestuário e supermercados. Assim, existem muitas oportunidades para empresas que estão dispostas a investir em lojas próprias ou em franquias. Há ainda oportunidades para expansão orgânica ou via aquisição”, acredita.

Apesar da perspectiva positiva, um dos desafios dos empreendedores estrangeiros é a dificuldade em compreender o sistema nacional de impostos e os diferentes aspectos regionais de cada parte do país. Por outro lado, os varejistas brasileiros têm se mostrado aptos a operar em um mercado onde a instabilidade predominava, o que os torna mais competitivos, flexíveis e inovadores. A NRF 2012 será realizada entre os dias 15 e 18 de janeiro, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

*Atualizado às 17h29 do mesmo dia.