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Guaraná Antarctica lidera ranking de audiência nas redes sociais

Pesquisa mostra Peixe Urbano, BrandsClub e Privalia com grande volume de acessos, mas pouco share de engajamento por falta de diálogo com os consumidores

Por | 05/12/2011

pauta@mundodomarketing.com.br

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O Guaraná Antarctica passou a Claro e é o novo líder em audiência nas redes sociais, segundo o relatório de novembro do Index Social. Pela primeira vez no ranking, a operadora deixou a liderança de audiência, caindo 134.6 pontos, e a Skol foi a marca que mais avançou em relação ao último mês, construindo mais de 800 pontos de audiência. A cerveja também ultrapassou a Claro, depois de estar na 30ª posição em outubro.

A lista é composta pela soma ponderada de fãs, seguidores e assinantes no Facebook, Twitter e Youtube, que já reúnem mais de 37 milhões de usuários ligados às marcas. A Gol é a única empresa que saiu do Top 10, em relação ao mês anterior. Após a terceira colocada, a Claro, aparecem Brahma Futebol, L´Oréal, Smirnoff Brasil, Peixe Urbano, Halls, BrandsClub e Privalia.

Já em relação ao engajamento, a Ambev aparece com três marcas entre as cinco primeiras: Brahma, Skol e Guaraná Antarctica. Pelo terceiro mês consecutivo, a Brahma se mantém no topo com o perfil ligado aos times de futebol carioca.

Com os resultados positivos, a marca expandiu para o estado de Minas Gerais e criou os perfis ligados aos clubes Atlético Mineiro e Cruzeiro. Completam o ranking as marcas Habib´s, Fiat Brasil, Skol, Guaraná Antarctica, Riachuelo, Duracell, Subway Brasil, Toblerone Brasil e Mentos.

Três marcas da listagem de audiência não estão presentes no share de engajamento de novembro. São elas o Peixe Urbano, BrandsClub e Privalia, que de acordo com o levantamento, focam na construção de uma base de audiência, mas não estabelecem diálogo com os consumidores. As marcas que não aparecem entre as 10 primeiras de audiência, mas figuram em share de engajamento, são Johnny Walker, Sonho de Valsa e Trident.

O share de engajamento é a média entre o total de ações do público com as de cada marca. O levantamento mostra um total de 3,9 milhões de interações este mês, apresentando uma ligeira queda em comparação a outubro. 

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