Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Propaganda estimula e promoções confundem consumidores de baixa renda, diz pesquisa

Por | 18/09/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Propaganda estimula e promoções confundem consumidores de baixa renda, diz pesquisa

De acordo com pesquisa apresentada no livro Marketing para o varejo de baixa renda (Novo Século), as classes C, D e E avaliam o preço dos produtos como o mais importante para decidir a compra, mas no instante da decisão acabam motivadas pelas propagandas. O dado é do estudo que comparou a influência dos 4Ps entre consumidores de 20 a 45 anos, onde o preço atingiu 91,2% da preferência nacional e o aspecto determinante para decisão de compra é o desconto à vista com 34%, valor da prestação 28%, 25% forma de pagamento e apenas 14% próprio preço.

Sérgio Nardi, um dos autores do livro e diretor da Outstretch, empresa especializada em consultoria empresarial, explica que as campanhas promocionais fazem com que a percepção de juros baixos seja confundida com o valor da prestação. A pesquisa revelou também que cerca de 84% dos consumidores com renda mensal inferior a R$1.000 vão em busca de um novo produto. 48% porque o equipamento quebrou e 36% porque estava velho.

Na hora de pagar, mais de 50% dividem em mais parcelas e 45,3%, guardam o dinheiro antes da compra, para pagar uma entrada maior e diminuir o valor das prestações. Os hábitos destes consumidores já representam 87% da população do país, com quase 50% do consumo nacional. Leia entrevista com os autores do livro Paulo Godoy e Sergio Nardi concedida ao Mundo do Marketing.





Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss