Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade

IPEM reprova brinquedos durante fiscalização em lojas de São Paulo

Profissionais do instituto encontraram produtos sem selo do INMETRO e informações sobre fabricantes

Por Cláudio Martins - 28/09/2011

O Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (IPEM-SP) realizou ontem, dia 27, uma blitz para fiscalizar brinquedos e bicicletas infantis, na Região Metropolitana do estado. A “Operação Dia das Crianças” contou com o auxílio do Programa de Proteção ao Consumidor (PROCON-SP) e verificou cerca de 117 mil produtos em 107 estabelecimentos.

No total, foram reprovados 20 comerciantes por venderem brinquedos sem o selo de segurança do INMETRO. Foram encontrados produtos das marcas Tramontina e bicicletas Caloi, além de itens licenciados Spider Man, Ben 10, Hello Kitty e Bakugan sem a certificação. Os fiscais também verificaram brinquedos com ausência de informações específicas, como o preço e a origem do importador ou distribuidor.

Em 2010, foram visitados 35 pontos de venda e apenas seis foram autuados por irregularidades. Os comerciantes devem apresentar as notas fiscais da compra dos produtos para identificação dos fabricantes, caso contrário, serão responsabilizados pelos erros. As empresas têm até 10 dias úteis para apresentar sua defesa perante o IPEM, ou serão punidas com multas entre R$ 100,00 e R$ 50 mil.