Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Publicidade

Unilever leva venda direta para África

Iniciativa segue o modelo do programa na Índia, que já empregou 45 mil vendedores

Por | 01/09/2011

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A Unilever planeja levar o sistema de vendas diretas para a África. O programa, chamado Shakti, recrutará moradores para vender produtos de marcas como Dove, Seda e Rexona, de porta em porta em vilas remotas, baseando-se no mesmo projeto feito na Índia em 2000 (foto), que empregou 45 mil mulheres, segundo o Financial Times. Com o Shakti, a Unilever poderá distribuir itens em locais que não alcançaria de outra maneira.

O projeto da empresa está em estágio inicial, avaliando as particularidades do continente. Uma delas é que, em países como a Nigéria, as mulheres trabalham mais tempo na agricultura do que os homens, o que leva a Unilever a considerar contratar também homens, o que não ocorreu na Índia.

A iniciativa acompanha o momento atual, em que multinacionais realizam ações para acelerar o crescimento econômico do continente. Outra empresa que opera uma rede de distribuição similar em partes da África é a Nestlé. O grupo já tem 1,5 mil vendedores de sorvetes na África do Sul, que recebem bicicletas e uniformes, e mais 5,5 mil contratados para a parte central do oeste do continente.

Aqui no Brasil, o programa "Nestlé até Você" usa o mesmo sistema de vendas porta a porta, e já capacitou 7,7 mil revendedoras autônomas desde 2006, em 19 estados. A empresa também fechou com o governo do Rio de Janeiro uma nova fase do projeto, que treinará moradores de comunidades pacificadas. A primeira ação será no bairro Cidade de Deus, em Jacarepaguá. Outras informações no site.

Unilever leva venda direta para a África

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss