Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Investimento aumenta e perdas diminuem em Supermercados

Por | 27/08/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Investimento aumenta e perdas diminuem em Supermercados

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulga a 7ª Avaliação de Perdas no Varejo Supermercadista, realizada com o Provar-FIA (Programa de Administração de Varejo) e a Nielsen. As perdas no setor em 2006 registrou queda de 3,9%, em comparação ao ano anterior. De acordo com a avaliação, o índice médio de perdas no ano passado ficou em 1,97% do faturamento de R$ 124,1 bilhões. Nos últimos dois anos os supermercados tiveram um prejuízo de quase R$ 5 bilhões. A pesquisa revela que os furtos internos e externos ficaram em segundo lugar nos "rombos" registrados, com 20,1% e 16,6% respectivamente.

Em levantamento realizado pela Plastrom Sensormatic, especializada em soluções de segurança eletrônica, foram constatados os mesmos prejuízos. Os dados mostram que setores internos e externos do estabelecimento, são os pontos mais vulneráveis para furtos.

Para combater os furtos, o sistema de Vigilância Eletrônica de Mercadorias (VEM), composto por antenas e etiquetas antifurto, é uma das ferramentas mais eficazes no combate ao furto. Outro recurso é o sistema de Circuito Fechado de TV (CFTV), com câmeras de alta resolução controladas automaticamente e gravadores de imagens digitais.

Para disseminar esta prática no mercado, o Núcleo de Etiquetagem na Origem (NEO estimula varejistas e fabricantes a trabalharem em conjunto para acelerar o processo, reduzindo os custos de proteção dos produtos e perdas e aumentando as vendas através da melhor exposição no auto-serviço. Conheça abaixo as causas e o mapa dos locais que esses sistemas podem ser instalados para evitar as perdas que ocorrem dentro das lojas.

Causas de Furtos internos
Docas
- Furto no recebimento da mercadoria
- Fraude no peso de produtos perecíveis
- Saída de lixo

Estoque e câmaras frias
- Degustação de produtos
- Má armazenagem
- Vandalismo
- Falta de controle na circulação de pessoas
- Circulação de promotoras nas câmaras frias
- Falta de higiene nas câmaras frias

Frente de loja
- Falsos registros
- Cancelamento de cupons
- Anulação de itens
- Simulação de vendas

Padaria
- Manuseio impróprio dos ingredientes
- Desperdício
- Furtos de produtos

Área da loja
- Violação das etiquetas antifurto
- Troca de etiquetas de preço

Seções críticas
- Higiene e beleza
- Bebidas
- Confecções
- Áudio e vídeo (CDs e DVDs)
- Bazar
- Eletroeletrônicos

Pontos críticos
- Entrada e saída de clientes
- Sanitários
- Atendimento a clientes
- Sala de abordagem (segurança)
- Tesouraria
- Tráfego do carro forte

Causas de Furtos externos
Área da loja

- Violação das etiquetas antifurto
- Troca de etiquetas de preço
- Entrada e saída de veículos
- Entrada e saída de caminhões
- Lixeira
- Estacionamento
- Perímetro externo

Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss