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Brahma coloca seus valores de superação e força no universo country

Além do futebol, marca também investe em eventos como o Ribeirão Rodeo Music e a Festa do Peão Boiadeiro

Por | 15/06/2011

pauta@mundodomarketing.com.br

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O contexto de descontração, comemoração e festa é inerente à cerveja, produto comercializado pela Ambev por meio de várias marcas: Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia, Original, Polar e Serramalte. Mas cada uma delas possui, estrategicamente falando, seus atributos específicos. No caso da Skol, o entretenimento e o surf como esporte capaz de reunir os amigos são os conceitos trabalhados pela marca. Como registrado pelo Com:Atitude, a força da Skol está no verão brasileiro, por meio de algumas ativações que reforçam esses atributos.

 Brahma coloca seus valores de superação e força no universo country

Já a Brahma está vinculada ao futebol. Patrocinadora da Seleção Brasileira desde 1994, da CBF e da Copa do Mundo da África do Sul, a Brahma também está presente nos clubes brasileiros, como Portuguesa, Ponte Preta, Guarani, dentre outros. Um dos últimos acordos foi com o Fluminense, fechado no ano passado. O senso de força e superação extrapolam a marca e alinham-se à sua campanha do "ser brahmeiro, ser guerreiro". "O brasileiro na sua essência é guerreiro, se esforça. Os torcedores também têm muito disso. Lutam como se estivessem em campo com os jogadores. A Brahma quer se aproximar deste consumidor", afirmou Rafael Pulccineli, gerente corporativo da marca, durante o anúncio do acordo entre a marca e o Fluminense.
 
Outro lado da Brahma - talvez menos forte do que o futebol - mas que também explora a questão da superação e da força está no investimento da marca no mundo country. A marca está presente em mais de 250 eventos do circuito country do país.

O Ribeirão Rodeo Music, que aconteceu dos dias 4 a 8 de maio em Ribeirão Preto (SP), é um exemplo recente. "A parceria com o Ribeirão Rodeo Music reforça a afinidade com o segmento country, que carrega os valores da marca - desafio, superação, celebração e alegria. Por isso, ficamos extremamente satisfeitos em fazer parte desta festa mais uma vez", afirmou Marcelo Tucci, gerente de eventos da Ambev. O evento também recebeu etapa do Brahma Super Bull PBR (Professional Bull Riders), o maior campeonato de montaria em touros do país, que reúne os principais atletas e touros mais importantes do cenário nacional. O próximo evento no calendário, que também tem patrocínio da marca é a Festa do Peão Boiadeiro, que acontece de 17 a 26 de junho, na cidade de Americana, em São Paulo.

As marcas que compõem o portfólio da Ambev representam oportunidades de associação e investimento da marca institucional em diferentes áreas de atuação: entretenimento, esporte, música e outras (como a ambiental, do Movimento Cyan). De qualquer forma, não é a abrangência em escala que constitui atitudes consistentes e efetivas, já que cada marca da Ambev é trabalhada de acordo com seus atributos específicos e, portanto, precisam de planejamento, gestão e mensuração cabíveis, entendidas como plataformas independentes de atuação.

*Por Leticia Born. Esta reportagem foi publicada originalmente no portal Com:Atitude, da Edelman Significa, e agora no Mundo do Marketing de acordo com parceria que os dois portais mantêm.

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